O feriado de 1º de maio será de bastante trabalho pela LBF CAIXA. Três séries das quartas de final têm seus jogos 2, que já podem definir semifinalistas, ao lado do já classificado Vera Cruz Campinas. Todas as três partidas terão transmissão pela plataforma online LBF LIVE.

Sampaio e Uninassau jogam pressionadas pela vitória

Primeiro jogo em São Paulo foi apertado (Divulgação/Basquete Venceslau)

Logo pela manhã, às 11 horas, o Sampaio Basquete começa a defender seu mando de quadra, mas a equipe maranhense saiu atrás de Presidente Venceslau na série. Após o duelo acirrado no interior paulista, com vitória venceslauense por 58 a 57, as equipes se reencontram no Ginásio Castelinho, em São Luís. A capitã Ega conta com o apoio da torcida tricolor para empatar a série.

– Eu espero e confio que o pessoal vai encher o ginásio. A gente precisa do sexto jogador que eles sempre foram-, disse a experiente pivô.

Já Venceslau teve mais de 15 horas de viagem para chegar à capital maranhense, após escalas em Campinas e Belo Horizonte. Apesar da longa jornada, o time segue motivado e confiante na vitória nesta terça, como revelou a ala Karen, ao GE.COM.

– Eu acho que todas (atletas) estão com esse mesmo pensamento de matar no segundo jogo, não ter o terceiro. Para isso, temos que estar bem focadas. Então a viagem até pesa menos, fica mais leve, porque a gente sabe o que quer -, disse a veterana, campeã da LBF CAIXA em 2012.

Uninassau de Tassia precisa virar série (Juca Ferreira/Funvic Ituano)

Mais tarde – 16 horas -, a Uninassau recebe o Funvic/Ituano pressionada pela vitória. No jogo 1, vitória paulista por 69 a 59. Para Tassia, a equipe precisará manter a calma para vencer e forçar o terceiro jogo, na próxima quinta-feira (3/5), às 20 horas.

– Não fizemos um jogo bom em São Paulo e temos agora a chance de recuperarmos esta situação e forçarmos uma terceira partida. Nossa intenção é entrar com tudo em quadra para buscar a vitória, claro que de forma organizada, racional e sem desespero”, afirmou a cestinha da equipe pernambucana na temporada, com 15,1 pontos por jogo.

Do outro lado, Kelly sabe a chance que a equipe paulista tem de avançar às semis em seu primeiro ano na Liga e não pensa em jogo 3.

– Sabemos que a responsabilidade pesa mais sobre eles (Uninassau), mas não queremos deixar essa oportunidade passar e vamos entrar com tudo -, resumiu a pivô do Funvic/Ituano.

Blumenau pode fechar em casa. Andreenses buscam remontada

Blumenau e Santo André encerram os jogos do feriado em SC (Jorge Bevilacqua-Santo André/Apaba)

Fechando o dia movimentado, Blumenau e Santo André duelam a partir das 18 horas no ginásio do Galegão, na cidade catarinense. As donas da casa têm a situação mais confortável entre as equipes com vantagem nas séries, já que terão a chance de carimbar a passagem para as semifinais em casa. A equipe não terá novamente a pivô Bibiano e Nonato terá nova chance.

No primeiro jogo, vitória blumenauense por 83 a 71, com 21 pontos da reserva. Mas o time paulista não se dá por vencido e, apesar da dura missão, vai em busca da virada na série.

– Vamos para o tudo ou nada, uma vez que só a vitória nos interessa. Temos a oportunidade de fazer diferente, mesmo atuando fora de casa; acredito que realizaremos bons jogos”, confia Jaqueline, cestinha da temporada e autora de 29 pontos no jogo 1. Em caso de vitória andreense, o terceiro jogo acontece na quarta-feira (2/5), às 20 horas. O vencedor da série encara o Vera Cruz Campinas na semifinal.

A CAIXA, junto ao Governo Federal, é a patrocinadora oficial da Liga de Basquete Feminino, que organiza a LBF CAIXA. A competição tem a TV Gazeta como emissora oficial, a TV Globo, o SporTV e o globoesporte.com como parceiros de mídia oficiais, a bola oficial da Wilson e a AND1 como marca esportiva oficial.