Só deu Japão na Arena Juventude, no Rio de Janeiro (RJ). Depois de abrir vantagem gigante no segundo período, a seleção japonesa administrou muito bem o jogo, não deu chances de reação à Seleção Brasileira e fechou a partida com resultado positivo pelo placar de 82 a 66.

Momento chave: O Japão começou a construir sua vitória no segundo período e praticamente confirmou no começo do terceiro quarto. Com grande aproveitamento nos arremessos e aproveitando os erros da equipe brasileira, o Japão abriu vantagem no 2º quarto. Depois do intervalo, país nipônico abriu o 3º quarto com nove pontos seguidos, ficou em 20 pontos de vantagem e só administrou o placar.

Que jogo!: A grande destaque da vitória japonesa foi Ramu Tokashiki. Líder do time japonês em quadra, a jovem talentosa ala/pivô fechou o jogo com 23 pontos, com 11 arremessos certos de 17 tentados, e mais nove sobras recuperadas, com 33 pontos de eficiência.

Também ajudaram: Além do grande desempenho de Ramu, Takada, com 14 pontos e seis rebotes, Kurihara, com 12 pontos e oito rebotes, e Yoshida, com 11 pontos e 11 assistências, também se destacaram.

+ Clique aqui e confira todas as estatísticas da partida entre Brasil e Japão

Bem que tentaram: Pelo lado brasileiro, destaque para a ala Iziane, com 20 pontos, e para as pivôs Damiris, com 17 pontos e cinco rebotes, e Clarissa dos Santos, com duplo-duplo de 13 pontos e 16 rebotes.

Fala aí: “A gente teve muito problema na transição defensiva e isso, somado ao grande aproveitamento nos arremessos, fez com que o Japão abrisse grande vantagem no placar. Vamos concentrar agora, assistir os vídeos, ver o que o Barbosa vai passar pra gente e vamos com tudo para o próximo jogo que será de vida ou morte para gente”, comentou a pivô Clarissa, da Seleção Brasileira.

Põe na conta: Com a vitória, o Japão agora possui duas vitórias em duas partidas disputadas no Rio 2016. Já a Seleção Brasileira ainda não venceu no torneio olímpico, em duas partidas realizadas.

E agora: O próximo compromisso da Seleção Brasileira será contra a Bielorrússia nesta terça-feira (09/08), às 15h30 (de Brasília). O Japão também volta à quadra neste terça, em duelo contra a Turquia, às 17h45 (de Brasília).

Lá e cá: O começo da partida foi de muita igualdade. A Seleção Brasileira e o Japão mostraram em quadra desempenhos muito parecidos e o placar esteve muito próximo sempre. Com tanta igualdade, a primeira parcial do jogo terminou com vantagem verde-amarela por um ponto de diferença: 20 a 19.

Só deu Japão: No segundo período, a história do jogo mudou. O Brasil não conseguiu mostrar em quadra o mesmo poder ofensivo e viu o Japão dominar o jogo. Comandadas pela rápida e explosiva armadora Takada, com dez pontos e quatro rebotes, a seleção japonesa abriu grande vantagem no placar e foi para os vestiários com 14 pontos na liderança.

Tentou de tudo: Ao ver o Japão desandar no placar, a Seleção Brasileira tentou de todas as formas mostrar poder de reação, mas foi em vão. As bolas na área pintada não caíram, os arremessos de fora também não, foi apenas um certo em sete tentados na primeira etapa, e a primeira etapa foi dominada pela seleção asiática.

Eficiente: Mesmo com a grande diferença no placar, a pivô Clarissa dos Santos foi a grande destaque da Seleção Brasileira na primeira etapa. A pivô nascida no Rio de Janeiro anotou dez pontos e recuperou nove sobras durante os primeiros vinte minutos de jogo.

Só deu Japão: Na volta do intervalo, a equipe do técnico Antônio Carlos Barbosa mais uma vez não mostrou bom rendimento, e viu o Japão aumentar sua vantagem. A equipe asiática anotou os primeiros nove pontos do terceiro período e colocou 20 pontos de vantagem no placar (53 a 33).

Dois seguidos: O Japão não disputava um torneio olímpico de basquete feminino desde 2004, em Atenas (GRE), e voltou muito bem à competição. O país asiático venceu os dois primeiros jogos de sua campanha na fase de grupo da Olimpíada do Rio de Janeiro.

A primeira! : Antes da partida desta noite, Brasil e Japão haviam se enfrentado em duas oportunidades em Jogos Olímpicos, ambos com vitória verde-amarela. Com isso, o Japão conquistou a primeira vitória de sua história contra a Seleção Brasileira no torneio.

Definido: O Brasil lutou até o final para reduzir a desvantagem no placar. Até chegou a vencer o período derradeiro por 14 a 9, mas a grande vantagem construída pelo Japão nos períodos anteriores falou mais alto e o triunfo ficou mesmo com o país do continente da Ásia.

Especial: Mesmo com a derrota, a partida foi muito especial para a jovem ala Isabela Ramona. Diante do Japão a ala do Sampaio Corrêa fez a primeira partida de sua carreira em Jogos Olímpicos.