A Seleção Brasileira conquistou o título invicto do Campeonato Sul-Americano. Em duelo contra a Venezuela, realizado no Domo Bolivariano, na cidade de Barquisimeto (VEN), a equipe verde-amarela construiu grande vantagem ainda no primeiro tempo, administrou o placar no decorrer da partida e fechou a decisão do torneio continental com vitória por 94 a 75.

Soberana na fase de classificação, semifinal e também na decisão do Sul-Americano, a Seleção Brasileira encerrou sua participação na 35ª edição do torneio continental com o 26º título de sua história, a 16ª medalha de ouro conquistada de forma consecutiva.

+ Clique aqui e confira todas as estatísticas da Final entre Brasil e Venezuela

Dona de média de 17,8 pontos durante a campanha do selecionado verde-amarelo no torneio, a ala Iziane foi a cestinha do Brasil na Final, com 20 pontos, e foi eleita a MVP do Sul-Americano, atleta com o melhor desempenho no campeonato.

A Seleção Brasileira também contou com grande desempenho das pivô Kelly, com 19 pontos, e Nádia, com duplo-duplo de 13 pontos e 12 rebotes. A pivô Karina Jacob e as alas Palmira e Tatiane terminaram o jogo com dez pontos anotados e também tiveram atuações importantes.

Mesmo diante de cerca de 10.000 torcedores venezuelanos, a Seleção Brasileira começou a Final do Sul-Americano a todo vapor e aplicou corrida de 10 a 0 nos primeiros minutos do duelo. As donas da casa se ajeitaram ofensivamente e encostaram no placar, porém muito eficiente nas bolas de 3 pontos, o Brasil voltou a anotar pontos seguidos e fechou o primeiro tempo com vantagem de 16 pontos (28 a 12).

Soberanas em quadra e com desempenho invicta, a Seleção Brasileira conquistou o título do Campeonato Sul-Americano (Divulgação/FIBA Américas)

Soberanas em quadra e com desempenho invicta, a Seleção Brasileira conquistou o título do Campeonato Sul-Americano (Divulgação/FIBA Américas)

A história da partida continuou igual. Dominante defensivamente e com grande desempenho no ataque, seja no garrafão ou nas bolas de três pontos, o time comandado pelo técnico Antônio Carlos Barbosa venceu o segundo período por 27 a 13 e foi para os vestiários com expressivos 30 pontos de vantagem.

No segundo tempo, com o resultado já encaminhado, as duas equipes trocaram cestas e o duelo ficou equilibrado. Empurradas por sua torcida, a Venezuela tentou até o fim diminuir a desvantagem no placar, mas a Seleção Brasileira seguiu com a liderança tranquila do placar e fechou o jogo com a vitória e o título.

Além de fechar o Sul-Americano com o título, a Seleção Brasileira também se manteve invicta em duelos diretos contra a Venezuela. Agora, as duas seleções já estiveram frente a frente em 16 partidas e todas terminaram com resultado positivo verde-amarelo.