Na partida que marcou a volta da temporada 2015/2016, após as festas de final de ano e também do evento-teste dos Jogos Olímpicos Rio 2016, o Corinthians/Americana fez muito bem sua ‘lição de casa’ ao dominar o duelo contra o Maranhão Basquete e fechar a partida com vitória pelo placar de 87 a 51.

A Liga de Basquete Feminino (LBF) é uma competição patrocinada pela Bombril e conta com o apoio da Spalding, da Liga Nacional de Basquete (LNB) e chancela da Confederação Brasileira de Basketball (CBB).

Momento chave: Depois de confronto muito equilibrado no período inicial, o Americana foi dominante durante toda a segunda etapa. Com total soberania nos dois lados da quadra, a equipe alvinegra anotou 26 pontos, sofreu apenas sete e foi para os vestiários com 23 pontos de vantagem no placar (50 a 27).

Nome do jogo: Com atuação importante no primeiro período e também no terceiro quarto, quando o Presidente Venceslau buscou a reação no placar, a pivô Gilmara foi a destaque do Americana na partida. A camisa 34 da equipe alvinegra fechou o duelo com 18 pontos e sete rebotes.

Estreia de gala: Após desfalcar o Americana nos seis primeiros jogos da LBF 15/16, a jovem pivô Damires estreou nesta noite e também terminou o jogo entre as protagonistas da vitória de seu time, ao anotar 20 pontos.

Bem que tentaram: Apesar da derrota, o Presidente Venceslau contou com boas atuações da pivô Flávia Luíza, dona de 12 pontos, e da ala/pivô argentina Ornella, que saiu de quadra com oito pontos e seis rebotes.

Põe na conta: Com a vitória nesta noite, o Americana agora possui campanha de seis vitórias em sete partidas disputadas (85,7% de aproveitamento) e segue no topo da tabela de classificação da LBF. Já Presidente Venceslau, disputou seu quinto jogo na competição nacional e segue em sentir o gosto da vitória.

Não repetiu: Presidente Venceslau entrou em quadra nesta quinta-feira sendo dono da segunda melhor defesa do campeonato, com média de 69,5 pontos sofridos por jogo, porém, não conseguiu repetir as boas atuações defensivas e sofreu 18 tentos a mais do que está acostumado a levar na LBF 15/16.

Fala aí: “Um resultado importante, contra um adversário que conta com excelentes jogadoras, mas que conseguimos impor aquilo que trabalhamos no período sem jogos e crescemos de produção a partir do segundo quarto. É manter a concentração e o empenho, pois sabemos que o segundo jogo contra o time de Presidente Venceslau será complicado”, comenta a ala/armadora Karla Costa, do Americana.

“Vitória importantíssima, pois jogamos com união e juntas, que era justamente o nosso objetivo. O grupo manteve a qualidade e tivemos poucos erros. Precisamos manter o mesmo foco e a mesma atitude para o segundo confronto diante da equipe de Presidente Venceslau”, disse a ala Patrícia Chuca, da equipe alvinegra.

Números comprovam: Para sair de quadra com a vitória, o Americana contou com um trabalho muito eficiente de sua equipe. O time comandado pelo técnico Antônio Carlos Vendramini fechou a partida com 101 pontos de eficiência, enquanto Presidente Venceslau teve apenas 38 pontos de valorização.

E agora: Após o duelo realizado nesta quinta-feira, Americana e Presidente Venceslau voltam a se enfrentar amanhã (22/02), novamente no Centro Cívico, em Americana (SP), às 20 horas (de Brasília).