Karla converte lance livre. Do perímetro, a ala foi mais uma vez letal: 4 bolas de três pontos e cestinha da equipe (Vitor Bett/Blumenau)

Em mais uma exibição dominante, o Vera Cruz Campinas confirmou vaga nas finais da LBF CAIXA ao vencer Blumenau por 76 a 62, na tarde deste sábado (12), no ginásio da Ponte Preta, em Campinas (SP). A equipe de Antonio Carlos Vendramini chega ainda invicta na decisão – agora são 20 vitórias em sua temporada de estreia.

Cinco jogadoras campineiras pontuaram em dígitos duplos: Karla (16 pontos e 4 bolas de três), Jeanne (que veio bem do banco e adicionou 15 pontos), Patty (12 pontos), além dos duplos-duplos de Ariadna (10 pontos e 10 rebotes) e Babi (outros 10 pontos e novo recorde pessoal de rebotes, com 18).

A equipe campineira foi bastante superior nos rebotes – foram 61 (22 ofensivos) contra apenas 32 das blumenauenses. O perímetro titular da equipe do sul, que tinha 42 pontos por jogo nos playoffs, ficou pouco abaixo da média. Waleska Pérez teve 16 pontos, Cacá outros 13 e Mariana 11. Carina Felippus também contribuiu com 11 pontos.

Agora, a equipe paulista aguarda a definição da outra chave semifinal, que pode ser decidida neste domingo. Vencendo por 1 a 0, o Sampaio Basquete recebe a Uninassau às 15 horas, no ginásio Castelinho, em São Luís (MA), e se vencer, também carimba vaga na decisão. Vitória pernambucana força o terceiro jogo na terça-feira.

O primeiro jogo da série melhor de cinco das finais da LBF CAIXA 2018 será no próximo domingo (20), em Campinas. Por ter feito a melhor campanha da primeira fase – o Vera Cruz Campinas fará os dois primeiros jogos em casa e também terá o eventual jogo 5.

– A mentalidade segue do mesmo jeito que a gente começou. Pé no chão, humildade e trabalho forte. A gente sabe que, para ser campeão, precisa de no mínimo três jogos, então seria no minimo arrogante dizer que já está ganho. Muito pelo contrário, a gente é humilde o suficiente e sabe que quem vier do outro lado, será muito difícil, e se realmente a gente não continuar com toda força, a gente não chega  – analisou Karla, que também comentou mais uma boa atuação em quadra:

– Essa semana quase não treinei, tive um cisto no rosto e não podia correr então treinei muito arremessos, e acabou dando uma calibrada -, finalizou a veterana, cestinha da equipe e do jogo, ao lado da venezuelana Pérez, de Blumenau.

Jogo

Bem marcada, Pérez ainda deixou 16 pontos na partida (Vitor Bett/Blumenau)

Blumenau começou o jogo disposto a prolongar a série. As equipes trocaram pontos e a liderança nos primeiros minutos. Jeanne veio bem do banco, com cinco pontos no período, ajudando o time da casa a vencer a primeira parcial por 17×14.

No segundo quarto, o Vera Cruz Campinas começou abrindo 11-0, anulando Blumenau nos primeiros quatro minutos. Foi somente depois do segundo tempo técnico pedido por João Camargo que as catarinenses ensaiaram reação, voltando a diminuir a diferença para dígitos simples.

A conversa no vestiário fez Blumenau seguir insistindo no terceiro período. Mas o time da casa seguia imponente nos rebotes, conseguindo segundas chances de ataque, que foram esticando a liderança. Além disso, as catarinenses erraram acima da média, permitindo que o Vera Cruz Campinas fizesse 25×15.

Perdendo por 22 pontos, Blumenau seguiu tentando no quarto e último período e até foi melhor (venceu por 23 a 15), mas a vitória e a classificação campineira estavam consolidadas.

Blumenau sai do campeonato com a melhor campanha de sua história. Para Mariana Camargo, a união do elenco foi a principal chave para o sucesso na temporada:

– É claro que queríamos mais, mas a gente começou o campeonato e ninguém acreditava muito que pudéssemos chegar entre os quatro. A gente foi crescendo muito durante a temporada, como equipe, técnica e taticamente. Foi um campeonato muito bom. Uma das nossas principais características foi nunca desistir. No fim de tudo, todo mundo está de parabéns. Foi superação atrás de superação -, disse a ala/armadora.

A CAIXA, junto ao Governo Federal, é a patrocinadora oficial da Liga de Basquete Feminino, que organiza a LBF CAIXA. A competição tem a TV Gazeta como emissora oficial, a TV Globo, o SporTV e o globoesporte.com como parceiros de mídia oficiais, a bola oficial da Wilson e a AND1 como marca esportiva oficial.

Babi bateu seu recorde de rebotes na vitória (Fábio Leoni/Vera Cruz Campinas)

SEMIFINAIS LBF CAIXA 2018

Sampaio Basquete 1×0 Uninassau Basquete
Jogo 2: Domingo, 13/5, 15H. Ginásio Castelinho, São Luís (MA). TV Gazeta e SporTV.com
Jogo 3 (se necessário): Terça-feira, 15/5, 20H. Ginásio Castelinho, São Luís (MA). SporTV.com