LBF é a primeira entidade de gestão do basquete brasileiro certificada com o selo ISO 9001:2015

A Liga de Basquete Feminino segue seu processo de revitalização do basquete feminino no Brasil. Além da série de novidades propostas pela gestão de Ricardo Molina Dias – que assumiu a presidência em maio passado – postas em prática com o início da  nova edição da LBF CAIXA, a LBF acaba de ganhar mais um reconhecimento, com a certificação da entidade com o selo de gestão da qualidade ISO 9001:2015.

A certificação indica que os processos internos de todos os setores da LBF seguem uma norma internacional de sistema de gestão da qualidade, buscando comprovar sua capacidade de fornecer produtos e serviços que atendam as necessidades de seus clientes, aumentando a satisfação deles através de melhorias nos processos e avaliação da conformidade.

A normatização dos processos da LBF garante transparência e também um legado às administrações futuras. “Além disso, transfere tranquilidade para futuras gestões, que encontrarão uma LBF estruturada dentro e fora das quadras. Esse foi nosso primeiro ato na gestão”, afirma Ricardo Molina.

Norteada por três pilares – transparência, planejamento e contrapartida, a LBF apresentou uma série de inovações para a temporada 2018 da LBF CAIXA, iniciada há duas semanas. Inseridas em um plano denominado TOP 10, as novidades envolvem a transmissão de todas as partidas via plataforma exclusiva na WEB, a inclusão de mascotes para o público infantil e familiar, orientações de gestão aos clubes, o convênio firmado com a Unicamp para o estudo da redução da altura do aro e o torneio de enterradas no Jogo das Estrelas, marcado para abril (ao fim do texto, um resumo das inovações).

O planejamento antecipado da temporada 2018 (apresentado cinco meses antes do início do campeonato) permitiu que a Liga voltasse a crescer seu número de participantes após dois anos. Com nove equipes, a LBF CAIXA deu um salto de 50% em relação aos campeonatos anteriores. E com o novo planejamento já encaminhado para 2019, a expectativa é que o número cresça ainda mais.

Planejamento antecipado permitiu aumento de participantes. Expectativa é que o número cresça ainda mais em 2019 (João Pires/LBF)

Na divulgação do campeonato, além das transmissões 100% WEB, a LBF renovou o acordo com o SporTV por mais dois anos e trouxe o basquete feminino de volta à TV aberta após duas décadas, graças à parceria com a TV Gazeta, que exibe partidas da LBF CAIXA todos os domingos (exceto no carnaval), às 15 horas. A Liga também renovou a identidade visual em sua página oficial e redes sociais, oferecendo conteúdos exclusivos e atualizados que valorizam ainda mais o campeonato, as equipes e atletas.

A LBF também solidificou suas parcerias comerciais, atrelando importantes marcas esportivas à entidade, com a Wilson fornecendo a bola oficial do campeonato – a Wilson NCAA Gameball – e a AND1 confeccionando o uniforme de arbitragem. A entidade também oferece o pagamento integral das taxas de arbitragem e auxílio parcial na logística das equipes.

“Apesar do pouco tempo desta nova gestão, creio que já norteamos a LBF para algo maior e já colocamos em prática vários projetos, baseados nos pilares de nossa gestão. Nada disso seria possível sem o apoio dos clubes da LBF, conselho de administração, equipe de trabalho, patrocinador, parceiros e principalmente de todos que respeitam e amam o basquete feminino”, finaliza Molina.

 

LBF CAIXA 2018 – O que é novidade?

LBF LIVE A LBF CAIXA 2018 conta com a transmissão de todas as partidas do campeonato, via internet, incluindo fase regular e playoffs, através de uma plataforma exclusiva (http://lbf.tvnsports.com.br/) que permite ao torcedor assistir aos melhores momentos e aos jogos anteriores na íntegra, quando quiser, sob demanda;

LBF MascotesAcrescentando ao entretenimento, as equipes trazem pela primeira vez suas mascotes, visando sobretudo o público infantil e familiar;

LBF Academy– A LBF organiza, ao longo da temporada, diversas palestras voltadas à gestão dos clubes, qualificando as equipes em áreas como a financeira, jurídica e marketing. Cada orientação é ministrada por um especialista do assunto;

LBF Inova– LBF e Unicamp (Universidade de Campinas) assinaram um convênio para a elaboração de um estudo – já em andamento – para a redução da altura do aro para o basquete feminino. Os resultados deste estudo deverão ser testados no inédito torneio de enterradas, no Jogo das Estrelas;

LBF Transmissões – A LBF CAIXA 2018 estará na tela de dois canais de TV. O SporTV, parceiro desde a primeira temporada, e a TV Gazeta, marcando a volta do basquete feminino à TV aberta após décadas;

LBF Social – Uma das exigências para a participação na LBF CAIXA, as equipes adotam projetos sociais em suas cidades, realizando ações contínuas durante a temporada;

Jogo das Estrelas A edição deste ano será realizada no mês de abril em Santo André e contará com diversas atrações, como o inédito torneio de enterradas e a vinda de uma equipe estrangeira para enfrentar a seleção da LBF CAIXA;

LBF FinanceiroMais um plano de capacitação às equipes, feito em parceria com a CAIXA. Equipes e atletas receberão orientações na área financeira, educando-os e auxiliando na gestão de recursos, potencializando suas ações;

LBF TV Mais uma novidade para esta temporada, a LBF passa a produzir um canal no YouTube e no Facebook, apresentado por Marena Manfre, que traz as novidades do que acontece na LBF CAIXA.

***

Planejamento – A apresentação do planejamento para a temporada 2018, realizada em agosto do ano passado, permitiu que o campeonato crescesse 50%, fazendo o número de equipes participantes saltar para 9. E para que o número cresça ainda mais, o planejamento para as próximas temporadas deverá ser apresentado ainda neste primeiro semestre de 2018.

Marketing e divulgaçãoA Liga repaginou seu website (http://lbf.com.br/) com um visual próprio e mais atraente. Com um trabalho mais atuante nas principais redes sociais, a Liga tem aumentado sua base de seguidores, proporcionando conteúdos exclusivos e inovadores que valorizam ainda mais o campeonato, as equipes e as atletas perante o público.

Parcerias comerciais – Solidificando o produto, a LBF tem fechado uma série de parcerias para este ano. Além das transmissões na TV Gazeta e no SporTV, foram firmados acordos com a Wilson para o fornecimento da bola oficial do campeonato e com a AND1 para o uniforme da arbitragem, atrelando o nome de importantes marcas esportivas à Liga.