Protagonista da conquista da medalha de prata da França (2012), está fora (Divulgação)

Protagonista da conquista da medalha de prata da França (2012), Céline Dumerc está fora da disputa dos Jogos Olímpicos do Rio (Divulgação)

A seleção francesa sofreu uma baixa gigante para os Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro. Nesta quinta-feira (04/08), a Federação de Basquetebol da França anunciou que a armadora Céline Dumerc sofreu uma entorse no tornozelo e foi cortada do elenco que vai disputar a competição a partir do próximo sábado (06/08).

Estrela e capitã da seleção francesa, Dumerc, de 34 anos, se contundiu em um dos treinos de seu time. Os exames médicos realizados posteriormente pela jogadora confirmaram a gravidade do problema, determinando que ela não terá condições de se recuperar a tempo da disputa da Olimpíada.

Melhor atleta europeia de 2012, Dumerc foi peça fundamental para a conquista da histórica medalha de prata de seu país nos Jogos Olímpicos de Londres (2012). A armadora liderou a França em pontos (114), em assistências (27), em roubos de bola (13), em bolas para três pontos (15) e em minutos (209) nas oito partidas do país no torneio olímpico de 2012.

Além da medalha de prata em Londres, Dumerc escreveu sua história na seleção de seu país com quatro conquistas de medalha no campeonato europeu. Foram medalhas de prata em 2013 e 2015, medalha de bronze em 2011 e medalha de ouro em 2009.

Diante da ausência de Dumerc, a técnica Valérie Garnier optou pela convocação da armadora Amel Bouderra, de 27 anos, que participou de toda a fase inicial da preparação da seleção francesa para os Jogos Olímpicos do Rio.

A França será uma das adversárias da Seleção Brasileira no Grupo A nos Jogos Olímpicos. O duelo contra o país europeu está marcado para o dia 11/08 (quinta-feira), às 15h30 (de Brasília), na Arena Juventude, no Rio de Janeiro (RJ). Turquia, Bielorrússia, Austrália e Japão são as outras equipes que compõem a chave.

Confira o elenco atualizado da seleção francesa para os Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro:

Armadoras:
Amel Bouderra (27 anos) – Charleville (FRA)
Marine Johannes (21 anos) – USO Mondeville (FRA)
Olivia Epoupa (22 anos) – Toulouse Metropole (FRA)

Ala:
Valeriane Ayayi (22 anos) – Basket Lattes (FRA)
Sarah Michel (27 anos) – Basket Lattes (FRA)
Laetitia Kamba (29 anos) – ESB Villeneuve-d’Ascq

Pivôs:
Isabelle Yacoubou (30 anos) – Familia Schio (ITA)
Endy Miyem (28 anos) – Dynamo Kursk (RUS)
Sandrine Gruda (29 anos) – UMMC Ekaterinburg (RUS)
Gaele Skrela (33 anos) – Basket Lattes (FRA)
Helena Ciak (26 anos) – CJM Bourges Basket (FRA)
Marielle Amant (26 anos) – ESB Villeneuve-d’Ascq (FRA)