Ziomara Morrison e Gil travaram duelo interessante no garrafão (Robson Neves/Uninassau)

O Sampaio Basquete deu um grande passo para voltar a disputar as finais da LBF CAIXA após duas temporadas. Fora de casa, a equipe maranhense bateu a Uninassau por 83 a 73, no ginásio Wilson Campos, no Recife (PE), e pode carimbar a vaga já no domingo, em São Luís (MA).

A Bolívia contou com as atuações imponentes das estrangeiras Ziomara Morrison, com 23 pontos e 10 rebotes, e Briahanna Jackson, com 17 pontos, 4 assistências e 4 bolas de três convertidas. Ambas fecharam o jogo acima dos 70% nos arremessos.

Além das ‘gringas’, Tati Pacheco (14 pontos), Leila (13) e Karina Jacob (10) também deram boa parcela na vitória.

– Estou muito feliz pela minha atuação, mas principalmente com o grande trabalho que fizemos como equipe. Soubemos aproveitar as vantagens melhor do que em outros jogos. Mas ainda temos que melhorar nossa defesa para domingo- constatou Ziomara.

Pela Uninassau, Gil manteve sua média na temporada contra o Sampaio e deixou 20 pontos e 8 rebotes, seguida de perto por Tassia, que teve atuação apagada no primeiro tempo mas cresceu no segundo, fechando o jogo com 19 pontos. Casanova e Gabriela tiveram 13 pontos cada.

Jogo

Letal do perímetro, Jackson fechou o jogo com quatro bolas de três (Robson Neves/Uninassau)

O jogo começou com um grande nome: Ziomara dominou a pontuação do Sampaio, anotando 13 dos 19 marcados pelo Sampaio no primeiro período. No segundo, a chilena zerou, mas Tati Pacheco se encarregou de ajudar a manter a liderança do Sampaio, que fez 18 a 13 no período e foi ao intervalo com 9 de vantagem.

A Uninassau tratou de reagir no segundo tempo, e com uma parcial 9-0, voltou a encostar no placar, obrigando o técnico Virgil Lopez a parar o jogo. A pausa fez o Sampaio reencontrar seu ritmo, e apesar de perder o quarto por 20 a 16, manteve a liderança no placar.

Na última etapa, as equipes relaxaram na defesa e anotaram grandes aproveitamentos ofensivos. Se a Uninassau converteu 59,5% das suas tentativas, o Sampaio foi ainda mais eficiente, registrando incríveis 88,2% no quarto decisivo. Quatro jogadoras do Sampaio foram perfeitas nos seus arremessos e a equipe fez 30×25 na última parcial, apesar do esforço de Tassia para fazer a Uninassau encostar novamente. A ala demorou a encontrar seu ritmo no jogo e fez 13 dos seus 19 pontos no quarto final.

– Fomos buscar essa vitória muito na raça e na responsabilidade, pois soubemos administrar os momentos fortes da Uninassau. Mas não é o momento de comemorar, pois este foi só o início desta série. Temos que manter o que funcionou e corrigir os nossos erros. Temos muito trabalho pela frente – analisou o cauteloso Virgil Lopez, técnico do Sampaio Basquete.

Tassia teve 1º tempo apagado, mas se redimiu na etapa final (Robson Neves/Uninassau)

– Ainda temos o jogo de volta e vamos trabalhar para conquistarmos a classificação para mais uma final. Vamos aproveitar esses dias de treinamento para analisar o confronto de hoje, ver onde erramos e onde podemos melhorar. Vamos com tudo para São Luiz. Não tem nada perdido -, afirmou um confiante Roberto Dornelas, técnico da Uninassau.

No próximo domingo (13), Sampaio e Uninassau voltam a se enfrentar no jogo 2 da série, no ginásio Castelinho, na capital do Maranhão. O vencedor da série encara na decisão o vencedor de Vera Cruz Campinas e Blumenau – a equipe paulista vence a série por 1 a 0.

A CAIXA, junto ao Governo Federal, é a patrocinadora oficial da Liga de Basquete Feminino, que organiza a LBF CAIXA. A competição tem a TV Gazeta como emissora oficial, a TV Globo, o SporTV e o globoesporte.com como parceiros de mídia oficiais, a bola oficial da Wilson e a AND1 como marca esportiva oficial.

SEMIFINAIS LBF CAIXA 2018

Sampaio Basquete x Uninassau Basquete
Jogo 2: Domingo, 13/5, 15H. Ginásio Castelinho, São Luís (MA). TV Gazeta e SporTV.com
Jogo 3 (se necessário): Terça-feira, 15/5, 20H. Ginásio Castelinho, São Luís (MA). SporTV.com