1º Meeting LBF CAIXA 2018 contou com a participação de representantes de 16 equipes (Luiz Pires/LBF)

A temporada 2018 da LBF CAIXA já começou. Pelo menos, nos bastidores. Nesta terça-feira (22), a Liga de Basquete Feminino organizou o 1º Meeting de Clubes, evento realizado em um hotel de Guarulhos (SP).

Das 22 equipes inscritas no evento, 16 estiveram presentes para a apresentação oficial das novas ideias concebidas para a LBF CAIXA 2018, conduzida pelo presidente Ricardo Molina Dias. Baseada em três pilares (transparência, planejamento e contrapartida) e em uma inovadora série de ações denominada “TOP 10” (listadas na íntegra ao fim do texto), a competição terá seu jogo inaugural em janeiro.

Entre as novidades previstas, estão a transmissão via web de todas as partidas do campeonato – incluindo fase de classificação e playoffs, a inclusão de mascotes das equipes e o 1º torneio de enterradas no Jogo das Estrelas, que será realizado em abril.

Esta última, inclusive, fará parte de estudo da parceria entre LBF e Unicamp, que analisará a redução da altura do aro para jogos femininos, a fim de aumentar a ocorrência de enterradas e tornar os jogos mais atrativos.

Ricardo Molina apresenta o TOP 10, ações que norteiam o planejamento para 2018 (Luiz Pires/LBF)

O meeting também marcou o início do LBF Academy. O advogado especializado em direito desportivo, Heraldo Panhoca, ministrou a primeira palestra aos clubes, voltada às questões jurídicas para a contratação de atletas. Um dos itens do TOP 10, o LBF Academy irá oferecer, durante a temporada, clínicas aos dirigentes com temáticas ligadas à gestão dos clubes.

“Eu saio bastante satisfeito daqui. Já participo há muitos anos das reuniões preparatórias, mas nenhuma tinha sido feita com tamanha antecedência, já com as coisas acontecendo para que as equipes possam apresentar aos seus patrocinadores algo de concreto. A gente tá vendo uma coisa fundamental e que não víamos até então, que é o planejamento. Tudo que é bem planejado, dá certo”, diz Antonio Carlos Vendramini, técnico multicampeão da LBF.

Para Nilton Resende, diretor do Mixto-MT, a expectativa é a melhor possível. “Achei fantástica toda a apresentação da LBF. É isso que estamos precisando, que a LBF possa expandir para outros estados, para que realmente seja cada vez mais uma liga nacional, e a proposta do Mixto é que a gente possa levar essa ideia e absorver os nossos talentos que estão lá”, opina Resende.

Rosana Gomes, dirigente de Ourinhos-SP, cidade com rica história no basquete feminino e que busca retornar ao cenário, destaca também a primeira edição do LBF Academy: “O fato de hoje a LBF projetar e estar aberta a nos ajudar mais, inclusive com a parte jurídica, com o advogado nos orientando, facilita tanto para o atleta, quanto para os clubes”, diz.

Experientes em títulos da LBF, Karla Costa e Antonio Carlos Vendramini participam do evento. (Luiz Pires/LBF)

As equipes terão até 30 de outubro para enviar a ficha de inscrição ao Departamento Técnico da LBF e confirmar participação no campeonato. O evento de lançamento da temporada 2018 será em 12 de dezembro e o início do campeonato marcado para 8 de janeiro.

Nesta segunda-feira, os cinco conselheiros e o Presidente da Liga também reuniram-se para aprovação de contas e pautas como o limite de contratação de duas estrangeiras por equipe para o campeonato.

A LBF CAIXA é uma competição organizada pela Liga de Basquete Feminino que tem o patrocínio master da CAIXA, a chancela da Confederação Brasileira de Basketball (CBB) e o apoio do Ministério do Esporte.

Confira a lista de equipes participantes do 1º Meeting LBF CAIXA 2018:

Blumenau-SC

Campinas-SP

Catanduva-SP

Cuiabá (Mixto)-MT

Jonville-SC

Maringá-PR

Mogi das Cruzes-SP

Osasco-SP

Ourinhos-SP

Pindamonhangaba-SP

Presidente Venceslau-SP

Sampaio Basquete-MA

Santo André-SP

Santos-SP

São Bernardo-SP

Uninassau-PE

Equipes interessadas ausentes:

Araraquara-SP

Caxias do Sul-RS

Novas CBB

Palmas-PR

Petrolina-PE

Sorocaba-SP

 

O que é o TOP 10 LBF?

100% Transmissão WEB A LBF CAIXA 2018 contará com a transmissão de todas as partidas do campeonato, via internet, incluindo fase regular e playoffs.

Mascotes – Para acrescentar ao entretenimento, a edição de 2018 da LBF CAIXA trará pela primeira vez mascotes das equipes, que seguirão um código de desenho, confecção e ações estabelecido pela LBF.

LBF Academy – Serão realizadas palestras voltadas à gestão dos clubes, a fim de enriquecer as ações das equipes em áreas como a financeira, jurídica, marketing e ministradas por especialistas de cada assunto.

LBF Inova – A fim de tornar o jogo mais dinâmico e atrativo, a LBF firmou parceria com um grupo de pesquisa da Unicamp para formalizar o estudo que abrange a hipótese de reduzir a altura da tabela de basquete a um parâmetro compatível ao biotipo das atletas.

TV  – A LBF garante para a próxima temporada a transmissão de 30 a 40 jogos em até dois canais televisivos distintos.

LBF Social – As equipes irão adotar projetos sociais para realizar ações contínuas durante a temporada.

Jogo das Estrelas – Realizada em Santo André, a edição 2018 contará com diversas atrações, como a vinda de uma equipe estrangeira para enfrentar a seleção da LBF CAIXA e o inédito torneio de enterradas.

Equipe de Novas – A LBF CAIXA 2018 contará com a participação de uma equipe de novas, permitindo às atletas rodagem e experiência em um campeonato de nível nacional.

LBF Financeiro – Em parceria com a CAIXA, equipes e atletas serão orientados com palestras sobre educação financeira, auxiliando-os em como manter essa área saudável.

TV LBF – Mais uma novidade para esta temporada, a LBF passa a produzir um canal no YouTube que irá trazer novidades, entrevistas e outras informações relacionadas à LBF CAIXA.