A Espanha é a primeira finalista do torneio olímpico de basquete feminino. Na Arena Carioca 1, no Rio de Janeiro (RJ), o time espanhol dominou a partida desde o primeiro quarto, não deu chances à Sérvia em nenhum momento e conquistou tranquila classificação para a Final da Olimpíada do Rio 2016 ao fechar a partida com vitória pelo placar de 68 a 54.

Decisão inédita: A Espanha está na Final do torneio olímpico de basquete feminino pela primeira vez em sua história. Com quatro participações em Olimpíada, o melhor resultado da Espanha antes do Rio 2016 era da quinta colocação na competição realizada em Pequim (CHN), em 2008.

Medalha, medalha, medalha: Com isso, a Espanha subirá pela primeira vez em sua história no basquete feminino no pódio de uma edição de Jogos Olímpicos.

Mandou no jogo: Para sair de quadra com a vitória, a Espanha contou com grande trabalho da pivô Laura Nicholls, que saiu de quadra com duplo-duplo de 13 pontos e 12 rebotes. Além disso, a camisa 4 da Espanha também deu três tocos na partida diante da sérvia.

Ajudaram muito: A Espanha também contou com grande atuação da ala Alba Torres, com 14 pontos e sete rebotes, da pivô Astou Ndour, com 14 pontos e seis rebotes, e das armadoras Silvia Domínguez, com dez pontos, e Laia Palau, com cinco pontos, cinco rebotes e sete assistências.

Muito quente: Após uma vitória e uma derrota nos dois primeiros jogos na Olimpíada do Rio de Janeiro, a Espanha não sabe mais o que é perder na competição. Foram três vitórias nos últimos três jogos da fase de grupos e duas vitórias seguidas no mata-mata, contra o Canadá nas quartas de final e agora contra a Sérvia na semifinal.

Quem será? : Após a vitória contra a Sérvia na tarde desta quinta-feira, a Espanha fica na espera de sua adversária na grande decisão da Olimpíada do Rio de Janeiro, que será realizada neste sábado (20/08), às 15h30 (de Brasília). O segundo finalista será conhecido no duelo entre Estados Unidos e França.

Crescendo cada vez mais de produção no Rio 2016, Espanha disputará pela primeira vez em sua história a Final do torneio olímpico de basquete feminino (Divulgação/FIBA)

Crescendo cada vez mais de produção no Rio 2016, Espanha disputará pela primeira vez em sua história a Final do torneio olímpico de basquete feminino (Divulgação/FIBA)

Tem mais: Por sua vez, a Sérvia terá que esquecer rápido da derrota na semifinal, pois também entrará em quadra no sábado (20/08). A equipe da técnica Marina Maljković disputará a decisão do terceiro lugar contra o perdedor do confronto entre Estados Unidos e França. Para a Sérvia, vale o histórico pódio e a primeira medalha no basquete feminino em Olimpíada.

Novo destaque: Apesar da derrota, a Sérvia contou com mais uma grande atuação da ala Sonja Petrovic nesta edição dos Jogos Olímpicos. A ala fechou o jogo próxima de um duplo-duplo, com 12 pontos e sete rebotes.

Presente de grego: No dia em que completa 27 anos, a ala/armadora sérvia Ana Dabovic terminou o jogo com apenas oito pontos e duas assistências, e não conseguiu ajudar seu país a conquistar classificação para a disputa da final dos Jogos Olímpicos.

Boa vantagem: O começo da semifinal entre Sérvia e Espanha foi truncado, mas logo o time espanhol tomou controle da partida e abriu vantagem. De uma vantagem de apenas um ponto (7 a 6), a Espanha aplicou boa corrida de pontos e abriu oito na liderança (14 a 6). A Sérvia até conseguiu descontar com arremesso certeiro para 3 pontos, mas a Espanha continuou dominante e, com mais seis pontos seguidos, fechou o período inicial com 11 pontos de vantagem (20 a 9).

Nova luz: O final do primeiro quarto fez bem à Sérvia. O time comandado pela técnica Marina Maljković abriu o segundo período com 5 a 0 no placar e diminuiu a desvantagem para 20 a 14. A Espanha não conseguia mostrar a mesma atuação do período anterior e viu a Sérvia continuar firme em busca de sua reação, ao baixar para apenas quatro pontos de vantagem (22 a 18).

Em aberto: Na última parte do segundo período as duas equipes pela primeira vez na partida tiveram desempenhos quase que idênticos e o placar se manteve equilibrado até o término da primeira etapa. No final, melhor para a Espanha que foi para os vestiários com vitória parcial de 33 a 28.

Respiro: Destaque na primeira etapa, a pivô Laura Nicholls foi a principal peça do bom início espanhol no terceiro quarto. Com grande presença no garrafão, Nicholls ajudou sua equipe a abrir 4 a 0 e voltar a ter nove pontos de vantagem no placar (37 a 28). No decorrer do terceiro período a Sérvia pouco conseguiu fazer e viu a Espanha continuar com folga, entrar no último período com 15 pontos de vantagem (53 a 48) e com a vaga na Final praticamente garantida.

Só fechou: Com o triunfo já encaminhado, a Espanha soube administrar muito bem a vantagem construída nos períodos anteriores. A Sérvia mais uma vez não conseguiu mostrar o mesmo basquete das partidas anteriores e viu o país espanhol fechar a partida com vitória e comemorar muito a vaga para a decisão do Rio 2016.

Com grande vantagem no placar desde o primeiro período, Espanha soltou o grito da vitória e da classificação para Final da Olimpíada do Rio (Divulgação/FIBA)

Com grande vantagem no placar desde o primeiro período, Espanha soltou o grito da vitória e da classificação para Final da Olimpíada do Rio (Divulgação/FIBA)