A temporada regular da edição 2016 da WNBA (campeonato feminino norte-americano) chegou ao final e agora é hora de playoffs! Depois de quatro meses de muita disputa nas quadras dos Estados Unidos, as quatro melhores equipes de cada conferência foram conhecidas e os playoffs começam nesta quarta-feira (21/09).

A primeira fase dos playoffs terá a presença das quatro equipes com as piores campanhas que conseguiram se classificar para a fase mata-mata. Em forma de jogo único, o Seattle Storm (3º do Oeste – 16 vitórias e 18 derrotas) encara o Atlanta Dream (4º do Leste – 17 vitórias e 17 derrotas), e o Phoenix Mercury (4º do Oeste – 16 vitórias e 18 derrotas) duela com o Indiana Fever (3º do Leste – 17 vitórias e 17 derrotas).

As franquias vencedoras destes jogos únicos se classificarão para o segundo round e já sabem quais serão seus adversários. Isso porque essa fase dos playoffs da WNBA terá os duelos dos vencedores do primeiro round contra as equipes que fecharam a temporada regular com a terceira e quarta melhor campanha do campeonato, que também será realizado em jogo único: New York Liberty (3º geral – 21 vitórias e 13 derrotas) e Chicago Sky (4º geral – 18 vitórias e 16 derrotas).

Os vencedores do segundo round irão para a semifinal. Nesta fase já estão garantidos o Minnesota Lynx, dono da melhor campanha da primeira fase (28 vitórias e seis derrotas) e o Los Angeles Sparks, que fechou a temporada regular com 26 vitórias e oito derrotas (2º melhor campanha geral).

A partir da fase semifinal a fase playoffs da 20ª temporada da WNBA passa a ser disputada em séries melhores de cinco jogos, com os times de melhor campanha mandando os Jogos 1, 2 e possivelmente 5, e o de pior campanha os Jogos 3 e possivelmente 4.

wnba

As oito melhores equipes da temporada regular disputam o título da 20ª edição da WNBA a partir desta quarta-feira (Divulgação/WNBA)