Laís Elena é reverenciada no Lançamento da LBF CAIXA 2018 (João Pires/Arquivo LBF)

Agora é oficial. O ginásio do Santo André/Apaba/ Caoa Chery tem um novo nome e agora homenageia Laís Elena, lendária ex-jogadora e treinadora da equipe do ABC paulista, falecida em março deste ano.

O tributo foi sancionado na última sexta-feira (26) pelo prefeito de Santo André, Paulo Serra. Em junho, a Câmara do município paulista já havia aprovado o projeto de lei por unanimidade.

Com isso, o ginásio que era conhecido apenas pelo nome do Complexo Esportivo Pedro Dell’Antonia, passa a se chamar Ginásio Laís Elena Aranha da Silva. A cerimônia oficial da nova nomeação está marcada para 26 de agosto, na abertura dos Jogos Escolares da cidade.

Ginásio que levará o nome de Laís Elena sediou o Jogo das Estrelas LBF CAIXA 2018 (João Pires/LBF)

“É sempre uma emoção muito grande falar da Laís. Este é mais um momento para eternizar tudo que fizemos pelo basquete feminino de Santo André. É muito gratificante e poderemos dizer que os jogos agora serão no ginásio dela, no ginásio Laís Elena. O nome dela, o legado, será eternizado. Fica minha eterna gratidão ao prefeito, à equipe de esportes, aos vereadores, por deixar esta marca em um trabalho de grande companheirismo e respeito que sempre tivemos”, disse Arilza Coraça, diretora do Santo André/Apaba/ Caoa Chery, que trabalhou e conviveu com Laís por mais de 40 anos, em entrevista ao site da Prefeitura de Santo André.

Capitã do Santo André/Apaba/ Caoa Chery, Simone também comemorou.

“É gratificante ver o reconhecimento dos nossos gestores. A homenagem é muito bacana e parabenizo a atitude. Sabendo da grandeza dessa mulher e de sua luta, que foi diária pelo basquete feminino de Santo André, junto com a Arilza, acho que nem se trocasse o nome da Olimpíada seria o suficiente (risos). Poder olhar para cima quando estiver em quadra e ver o nome dela é um lembrete do que devemos realizar. Nossas atitudes vão honrar o legado dela, e digo que isso acontecerá enquanto eu estiver aqui”, comentou a pivô, que está há 22 anos na equipe.

Laís Elena construiu um legado de mais de 50 anos de história com o basquete andreense, desde quando chegou como armadora em 1964, até testemunhar e fazer parte do atual tricampeonato estadual. Conquistou diversos títulos estaduais e regionais, além do Sul-Americano de 1999, do Campeonato Brasileiro do mesmo ano e da primeira LBF CAIXA, realizada em 2010/2011 – sendo eleita a melhor treinadora da competição.

Além dos títulos, Laís Elena também formou diversas atletas – muitas delas seguem em ação na LBF CAIXA.
Em 2018, o Jogo das Estrelas foi realizado no palco onde Laís conquistou tantas vitórias. Foi ovacionada por 3.500 pessoas em um dia de muita festa no ginásio que agora ostentará seu nome.

Santo André comandado por Laís foi o primeiro campeão da História da LBF CAIXA, na temporada 2010/2011 (Gaspar Nóbrega/ Arquivo LBF)