Elenco realiza série de visitas à escolas da cidade neste ano (Nathane Agostini)

Sexto colocado na LBF CAIXA, o Ituano Basquete tem feito uma grande campanha fora das quadras. A equipe paulista tem marcado presença nas escolas de Itu para divulgar o esporte e promover ações de conscientização social.

Em três meses, no período da LBF CAIXA 2019, já foram realizadas sete visitas à escolas municipais e estaduais, que já alcançaram mais de 1.400 crianças e adolescentes com idades entre 10 e 17 anos. E a próxima é nesta quarta-feira (22), quando a equipe visita a EMEF Professor Lourenço Carmignani, no bairro Jardim das Rosas.

Todo o elenco ituano participa das ações, junto ao técnico Antonio Carlos Barbosa e membros da comissão. Com as visitas, a equipe busca incentivar a prática esportiva e trazer novos alunos para sua escolinha de basquete, cujas aulas acontecem às terças e quintas-feiras na Associação Atlética Ituana (Praça Conde de Parnaíba, nº 168, Centro de Itu), para meninas e meninos de 12 a 16 anos.

Além de fomentar o esporte, as visitas também levam conscientização sobre o consumo consciente da água, em ação realizada com um dos patrocinadores da equipe. A campanha “Cada gota conta”, da CIS – Companhia Ituana de Saneamento, é estrelada pelas atletas do Ituano Basquete.

Jogadoras divulgam a modalidade para alunos dos 4º e 5º anos da rede municipal de ensino (Nathane Agostini)

As visitas acontecem em parceria da equipe com patrocinadores e as secretarias de educação e esporte do município. Esta semente social foi plantada nas equipes da LBF em 2018, com o surgimento do prêmio LBF CAIXA Social, e com a criação do LBF nas Escolas, programa que tem o intuito de aproximar as futuras gerações da modalidade e que já teve sua primeira edição deste ano com a equipe do Santo André/Apaba.

Luana, ala rubro-negra, comenta a importância das visitas.

“Através delas podemos contar um pouco do que é o Basquete Feminino na cidade e no cenário Brasileiro, como o esporte nos trouxe e traz coisas maravilhosas, além de incentivá-los a praticar também. Eu comento com a minha mãe que toda semana eu ganho um presente, um gás a mais para nossa luta diária. Eles (jovens) procuram os mínimos gestos para demonstrar carinho: vão aos jogos, torcem, mandam presentes e cartinhas. É uma infinidade de coisas que eu só tenho que agradecer”, diz a jogadora.

Luana exibe mensagem carinhosa escrita pelas crianças (Nathane Agostini)

A experiente Patricia endossa o discurso.

“As visitas são importantíssimas para o desenvolvimento e aprendizado; as crianças podem conhecer atletas e vivenciar essa prática esportiva faz com que elas gostem e pratiquem o basquete. Estamos dando um passo importante, com as nossas escolinhas, com núcleos já em formação. Realizar as visitas traz uma satisfação imensa – a gente volta no tempo e vêm as lembranças de como eu comecei através das escolas. O esporte nos proporciona isso. Fora o carinho das crianças em escrever uma cartinha, gritar seu nome, aplaudir você de pé. É maravilhoso e sou grata por tudo”, comenta a jogadora, que segue se recuperando de lesão.

Pela LBF CAIXA, a equipe paulista volta a jogar nesta sexta-feira (24/5), fora de casa, contra a Uninassau/Cabo de Santo Agostinho. A bola sobe às 20 horas, horário de Brasília.

A CAIXA Econômica Federal é a patrocinadora oficial da Liga de Basquete Feminino, que organiza a LBF CAIXA. A competição tem a ESPN e a TV NSports como parceiros de mídia oficiais e a bola oficial da Wilson.

Ações sociais concorrem ao prêmio LBF CAIXA Social ao fim da temporada (Juca Ferreira)