A seleção feminina de basquete embarcou na manhã desta sexta-feira (4) para Buenos Aires, na Argentina, onde irá disputar a Copa América 2017. E dez das doze jogadoras da equipe comandada por Carlos Lima atuaram na última LBF CAIXA.

Quatro delas participaram da campanha do vice-campeão, Uninassau: as alas Tati e Raphaella Monteiro (hoje em Portugal) e as pivôs Kelly (hoje sem clube) e Gil, que foi destaque nesta semana, na primeira vitória da seleção contra Angola em dois amistosos. As armadoras Babi e Joice, além da pivô Ega, faturaram o título pelo Corinthians/Pague Menos/Americana, ao derrotar por 3 a 2 na série melhor de cinco a equipe pernambucana. No banco, ao lado de Antonio Carlos Vendramini, estava Carlos Lima.

Elenco e comissão técnica de malas prontas para a Argentina. Primeiro desafio é contra a Venezuela, já no domingo (Imagem: Drykka Ross/CBB)

 

Completam a lista o Sampaio Basquete, que em 16/17 contava com a ala Patty e a pivô Leticia (que hoje estão no São José Desportivo e Santos FC/FUPES, respectivamente), e o Santo André/APABA, da ala Jaqueline. Da equipe do ABC paulista, também veio o técnico Bruno Guidorizzi, assistente de Lima na seleção.

Campeã em 2009 e 2011, a seleção brasileira precisa voltar ao pódio do torneio continental para garantir vaga na primeira Copa do Mundo Feminina, que será disputada em setembro de 2018, na Espanha. A estreia na Copa América é já neste domingo (6), diante da Venezuela. O Brasil está no grupo A da competição, ao lado de Argentina, Colômbia, Ilhas Virgens e da própria Venezuela.

Na última edição, disputada em 2015 no Canadá, o Brasil parou nas semifinais diante das donas da casa (que sagrariam-se campeãs) e acabou perdendo a disputa do 3º lugar para as rivais argentinas.

A LBF CAIXA é uma competição organizada pela Liga de Basquete Feminino que tem o patrocínio da CAIXA e o apoio do Ministério do Esporte.