Audiência pública discutiu o cenário atual do basquete brasileiro (Cleia Viana/Câmara dos Deputados)

A Comissão do Esporte da Câmara dos Deputados realizou audiência pública na manhã desta terça-feira (12), em Brasília (DF), que discutiu a situação da Confederação Brasileira de Basketball (CBB) e o futuro da modalidade. A LBF esteve representada pelo vice-presidente, Valter Ferreira, e pelo técnico do Uninassau, Roberto Dornelas.

Na pauta, foi exposto o cenário atual da Confederação, cuja gestão herdou grande crise financeira da gestão passada. Presidida por Guy Peixoto, a CBB busca dialogar mais com as ligas (LBF e LNB) e, entre outras medidas, retomar os campeonatos de base, criar um circuito nacional de basquete 3×3 e angariar novos patrocinadores para o esporte.

Em sua participação, Valter Ferreira ratificou pedido de apoio do Ministério do Esporte e da própria CBB ao basquete feminino. “Nós também passamos por situação idêntica (à CBB, financeira). Conseguimos sustentar essa situação graças à LNB, que nos abraçou por determinado período”, declarou. “Estamos com cinco meses de uma  nova administração e estamos procurando colocar a LBF em um novo patamar, apesar de todas as dificuldades”, concluiu.

A audiência, proposta pelo deputado federal Arnaldo Jordy (PPS-PA), também contou com a presença de representantes do Ministério do Esporte, do Comitê Olímpico Brasileiro (COB), da Liga Nacional de Basquete (LNB), além de representantes de clubes.