A Liga de Basquete Feminino divulgou na edição desta quarta-feira (12) do Valor Econômico, o mais importante veículo de economia, finanças e negócios do Brasil, o Balanço Completo da entidade no exercício de 2018.

O documento também pode ser acessado para consulta no site da LBF, na aba documentos da seção A LBF no menu principal.

Confira o Balanço completo da LBF – exercício de 2018

Este é mais um passo na transparência proposta pelo presidente Ricardo Molina, que desde 2017 tem implementado ações de profissionalização na gestão da entidade que organiza o principal campeonato feminino da modalidade no país. Além da divulgação do balanço anual, a gestão também tinha como objetivo reclassificar toda a sua contabilidade, a fim de facilitar a compreensão de suas contas e de como funciona seu gerenciamento financeiro.

Molina, que possui experiência em Gestão de Mercado, explica por que trouxe essa realidade para a gestão esportiva.

Ricardo Molina, presidente da LBF, durante Assembleia Geral que aprovou contas da entidade (Matheus Moura/LBF)

“Precisávamos organizar a entidade na parte de gestão financeira, não somente na construção de um orçamento anual, mas também termos clareza entre as contas gerenciais e as contábeis, detalhando cada conta com fácil compreensão, não sendo mais necessárias tantas notas explicativas para traduzir os números”, comentou o mandatário.

O Balanço da entidade foi aprovado em maio, após recomendação de auditoria externa e aclamação unânime da Assembleia Geral, que neste ano passou a contar com a participação e voto da Comissão de Atletas da LBF, representada pela Presidente Mariana Camargo (Blumenau), conforme nova adequação do estatuto.

Assembleia Geral aprovou balanço em maio (Matheus Moura/LBF)

A transparência é um dos três pilares da gestão Molina, cujo planejamento já inclui o calendário da próxima edição e a contrapartida é o modelo de sustentação das inovações introduzidas na LBF CAIXA desde 2018, como as transmissões online, adequação de todos os ginásios com piso de madeira e a introdução das mascotes, por exemplo.

A CAIXA Econômica Federal é a patrocinadora oficial da Liga de Basquete Feminino, que organiza a LBF CAIXA. A competição tem a ESPN e a TV NSports como parceiros de mídia oficiais e a bola oficial da Wilson.