Depois de um longo período de treinamento e depois de três amistosos preparatórios contra Cuba, o técnico da Seleção Brasileira Feminina, Antônio Carlos Barbosa, divulgou a lista das 12 atletas que disputarão o Campeonato Sul-Americano da Venezuela com as cores da camisa do Brasil a partir do dia 20 de maio.

O esquadrão verde-amarelo do Brasil na competição continental será composto pelas armadoras Joice e Tainá Paixão, pelas alas Iziane, Jaqueline, Palmira, Patty e Tatiane, e pelas pivôs Êga, Gilmara, Karina Jacob, Kelly e Nádia.

“Conseguimos formar um grupo com jogadoras mais experientes, que acabaram dando estrutura para que as mais jovens tenham uma condição de jogo mais equilibrada até se personalizarem mais. Por isso, essa equipe que vai disputar o Sul-Americano tem condições de manter a hegemonia brasileira, embora seja uma grande responsabilidade”, analisou o treinador brasileiro.

A Seleção Brasileira se prepara para disputar a 35ª edição do Campeonato Sul-Americano e busca seu 16º título consecutivo na competição (Roberta Rodrigues/Divulgação)

A Seleção Brasileira se prepara para disputar a 35ª edição do Campeonato Sul-Americano e busca seu 16º título consecutivo na competição (Roberta Rodrigues/Divulgação)

A delegação brasileira viaja na próxima quarta-feira (18/05) para a cidade venezuelana de Barquisimeto, onde será realizado o Campeonato Sul-Americano. O Brasil está no grupo “A” e terá como adversários na primeira fase Uruguai (20/05), Chile (21/05), Colômbia (22/05) e Paraguai (24/05). Na chave “B” estão Argentina, Equador, Peru e Venezuela. A competição continental classifica os quatro primeiros colocados para o Pré-Mundial de 2017, que irá garantir três países no Campeonato Mundial de 2018.

“Pelo pouco tempo de trabalho e de treinamento, a equipe ainda está buscando seu equilíbrio, constância de jogadas e intensidade, o que é perfeitamente normal. Mas estou satisfeito com a evolução que elas mostraram nesses dias”, concluiu Barbosa.

Confira a lista completa das convocadas:

Armadoras:
Joice – Corinthians/Americana (SP)
Tainá Paixão – Uninassau/América (PE)

Alas:
Iziane – Sampaio Corrêa (MA)
Jaqueline – Santo André/APABA (SP)
Palmira – Sampaio Corrêa (MA)
Patty – Maranhão Basquete (MA)
Tatiane Pacheco – Uninassau/América (PE)

Pivôs:
Gilmara – Corinthians/Americana (SP)
Karina Jacob – Sampaio Corrêa (MA)
Kelly – Uninassau/América (PE)
Nádia Colhado – Sampaio Corrêa (MA)
Êga – Maranhão Basquete (MA)

Confira o calendário completo da Seleção Brasileira na primeira fase do Campeonato Sul-Americano 2016:

20/05 – Sexta-feira
Uruguai x Brasil

21/05 – Sábado
Brasil x Chile

22/05 – Domingo
Colômbia x Brasil

24/05 – Terça-feira
Brasil x Paraguai