O técnico Luiz Zanon (foto) divulgou a lista de 14 jogadoras convocadas para iniciar os treinamentos, visando à disputa do 34º Campeonato Sul-americano Adulto Feminino – 2014, que será jogado entre os dias 14 e 18 de agosto, na cidade de Ambato, no Equador.

As atletas são estas: Adrianinha Moisés (armadora – América Basquete Recife), Cacá Martins (armadora – Brasília/Vizinhança), Clarissa dos Santos (pivô – Unimed/Americana), Débora da Costa (armadora – São José/Colinas Shopping), Fabiana Caetano (pivô – São José/Colinas Shopping), Isabela Ramona (lateral – São José/Colinas Shopping), Izabela Andrade (ala/pivô – América Basquete Recife), Jaqueline Silvestre (lateral – Santo André), Joice Coelho (lateral – São José/Colinas Shopping), Karina Jacob (pivô – São José/Colinas Shopping), Patrícia Teixeira (lateral – São José/Colinas Shopping), Tainá Paixão (armadora – América Basquete Recife), Tatiane Nascimento (lateral – América Basquete Recife) e Vanessa “Sassá” Gonçalves (ala/pivô – Santo André).

“Vamos iniciar o trabalho de conscientização e filosofia visando os campeonatos de 2014, que são o Sul-americano e a Copa do Mundo. Convocamos um grupo que já vínhamos avaliando e que acreditamos que podem defender o Brasil nesses compromissos. Será um período de treinamento intensivo até o início dos jogos e tenho certeza que as meninas irão representar muito o Brasil”, disse Zanon, que vai reduzir o grupo para 12 jogadoras antes do embarque para o Sul-americano.

Todas as jogadoras chamadas estiveram em ação na última edição da Liga de Basquete Feminino (LBF). “A LBF está sendo muito importante no momento que a Seleção está passando, pois com a presença de jogadoras internacionais de qualidade e as principais atletas do país em quadra, o campeonato cresceu bastante de nível. Além disso, as jogadoras jovens tiveram um tempo bom de quadra, o que foi importante para o desenvolvimento de cada uma”, comenta o treinador brasileiro, que vem fazendo um trabalho de renovação gradual no selecionado nacional.

“A ideia é fazer um trabalho visando às competições que temos pela frente e também pensar no futuro da modalidade, por isso, os amistosos e as competições que já realizamos, incluindo jogadores jovens no grupo, foram importantes, especialmente para futuras convocações”, acrescenta Zanon.

A apresentação do grupo está marcada para o dia 03 de agosto (domingo), às 12h00 (de Brasília), no Faro Hotel, em São José dos Campos (SP). O elenco treina até o dia 12 de agosto (terça-feira), no ginásio da ADC General Motors, quando embarca com destino ao Equador, local da competição continental.

Depois do Campeonato Sul-americano, a Seleção Brasileira Adulta Feminina disputa dois torneios internacionais na Europa: de 22 a 24 de agosto, em Istambul, na Turquia, e de 26 a 30 de agosto, em Limoges, na França. O retorno ao Brasil está marcado para o dia 1º de setembro.

Patrocinadores Oficiais: Bombril, Ironage, Eletrobras – Ministério do Esporte/Lei de Incentivo
Parceiros Oficiais de Mídia: SporTV e Globo
Agencia Oficial: Brunoro Sport Business (BSB)
Chancela: Confederação Brasileira de Basketball (CBB)

Foto: William Lucas/inovafoto