Elenco de Presidente Venceslau com Janeth e alunos de escola da cidade (Divulgação/IJA)

Três escolas de Presidente Venceslau, no interior paulista, receberam nesta terça (17) o último dia de visitas da 1ª fase do LBF nas Escolas. Madrinha desta etapa inicial, a multicampeã Janeth levou a palavra de incentivo ao esporte e ao basquete para mais 620 jovens das Escolas Dr. Álvaro Coelho, Colégio Cooperativo e Escola Estadual Antônio Marinho, acompanhada do elenco da equipe local, classificada aos playoffs da LBF CAIXA 2018, e do Thithizão, mascote venceslauense.

Em um mês, Janeth percorreu as nove cidades em quatro Estados e três regiões do Brasil, onde estão localizadas as equipes que disputam a LBF CAIXA 2018. Após iniciar no Recife (PE) em 21/3, o programa passou por São Luís (MA), Santo André (SP), São Bernardo do Campo (SP), Blumenau (SC), Catanduva (SP), Itu (SP), Campinas (SP) e, por último, Presidente Venceslau (SP).

Nas mãos de Tati Motta, pivo do Poty/BAX/Catanduva, crianças veem de perto a medalha olímpica de Sydney-2000 (Divulgação/IJA)

Ao todo, 8.220 crianças e adolescentes de 23 instituições de ensino, com faixa de idade entre 7 e 18 anos, puderam  conhecer Janeth, as medalhas olímpicas e as equipes da LBF CAIXA, ouvindo suas histórias e o testemunho de que é possível ir longe através do esporte.

Idealizador do projeto, Ricardo Molina, presidente da LBF, comemorou o sucesso da primeira fase do programa.

– O resultado comprova o que idealizamos. Está evidente que existe uma carência de fomento na inclusão social através do esporte e a Liga está atenta a isso. Jogar uma Liga precisa estar diretamente relacionado a deixar legado social na cidade do clube. É por isso que, para as próximas edições, desenvolvimento social e cidadania estarão diretamente ligados às obrigações das equipes -, disse Molina.

Janeth também comentou o resultado das visitas.

– Ver a criança se espelhar em bons exemplos e incentivar a nunca desistir dos seus sonhos, me fortalece e me faz querer incansavelmente continuar este trabalho -, disse ela.

Com sua primeira fase bem-sucedida, o LBF nas Escolas retorna na próxima temporada, em 2019, com planos de expandir sua área de atuação. Confira mais alguns relatos dessas primeiras visitas:

Thayná, ala São Bernardo/Brazolin/Unip

–  Trazer a LBF nas escolas é um incentivo e tanto para as crianças poderem participar, jogar e amar o basquete, levar pra nossa vida, porque o basquete é uma coisa que também mudou a minha e sei que vai mudar de muita gente.

Fernanda Hartwig, técnica Poty/BAX/Catanduva

– Quanto mais divulgar o basquete, para a gente é muito importante. A vinda da Janeth vai nos ajudar a trazer mais crianças pras escolinhas. Nós já temos um grupo bem legal; mas quanto mais, melhor.

Karla, Vera Cruz Campinas

– Foi um dia sensacional, poder passar o dia com a Janeth, aprendendo com suas histórias, passar o dia rodeada de crianças com uma energia surreal, preciso dizer mais alguma coisa? Foi incrível!

Palmira, Funvic/Ituano

– Foi bem bacana, principalmente exaltando a importância da vivência esportiva dentro da escola. Eu mesma comecei no esporte porque ele me foi apresentado na escola. Parece ate um déjà vu de tudo que vivi quando era criança. Curti cada momento. A criançada enlouquece, ainda mais vendo um ídolo.

Em Blumenau, pequenos portadores de deficiência também puderam conhecer Janeth (Divulgação/IJA)

 

Em Campinas, crianças agradecem a visita da multicampeã (Divulgação/IJA)