Na última rodada da fase de classificação da LBF CAIXA, o Sampaio Corrêa Basquete ganhou um novo ânimo para os playoffs. Na manhã deste sábado (25/03), a equipe do Maranhão derrotou o líder Corinthians/Pague Menos/Americana, pelo placar de 61 a 57, atuando em casa, no Ginásio Castelinho, em São Luís (MA).

A Liga de Basquete Feminino (LBF CAIXA) é uma competição que conta com o patrocínio master da CAIXA, o patrocínio da SKY e os apoios da Liga Nacional de Basquete (LNB) e do Ministério do Esporte.

Agora é playoffs: As duas equipes se enfrentarão em uma das semifinais da LBF CAIXA, em uma reedição da decisão da última temporada. Líder da fase de classificação, o time paulista terá a vantagem de disputar os Jogos 2 e 3, este último caso necessário, como mandante.

Data marcada: O confronto abrirá a fase de mata-mata da competição, no dia 09/04 (domingo), às 21 horas (de Brasília), no Maranhão, com transmissão ao vivo dos canais SporTV. A segunda partida acontece na sexta-feira seguinte (14/04), no interior paulista, também ao vivo no SporTV.

Para poucos: Esta foi apenas a segunda derrota do Corinthians na temporada, sendo a primeira para o Sampaio Corrêa – o time alvinegro venceu os outros três jogos entre as equipes na temporada. O outro revés da equipe paulista foi para o Uninassau Basquete, no dia 19/01, pelo placar de 61 a 53.

Campanhas finais: Com apenas duas derrotas em 20 partidas disputas, o líder Corinthians encerrou a fase de classificação com 90% de aproveitamento. Já o Sampaio, dono da quarta colocação, teve campanha de 45% de aproveitamento, com nove triunfos nos 20 jogos realizados.

Deslanchou… Após um primeiro um primeiro tempo equilibrado, o time do Maranhão foi completamente dominante no terceiro quarto, principalmente na defesa, e disparou na liderança. Com vitória na parcial por 15 a 4, as donas da casa chegaram ao período final vencendo por 12 pontos (44 a 32).

…mas teve que segurar: Sem se entregar, o Corinthians teve grande desempenho no último período e o jogo pegou fogo nos instantes finais. Com Damiris “on fire”, a equipe visitante chegou a cortar a diferença para apenas um ponto (58 a 57), mas o Sampaio segurou a reação das rivais e garantiu a vitória.

A união faz a força: Sete jogadoras diferentes contribuíram com pelo menos cinco pontos pela equipe vencedora. Com 14 pontos, Patty foi a cestinha do Sampaio, seguida por Tainá Paixão e Palmira, responsáveis por 13 e 12 pontos, respectivamente.

Bem que tentou: Do lado do Corinthians, o grande destaque ficou por conta de Damiris, cestinha do jogo, com 25 pontos. Até então com atuação discreta, a ala/pivô brilhou no período final, em que marcou expressivos 17 pontos e liderou a reação do time paulista.

Números comprovam: O time nordestino totalizou 52 rebotes (14 ofensivos), contra apenas 36 das adversárias. Com 15 rebotes na conta, sendo oito deles ofensivos, a pivô Letícia Rodrigues cravou quarta maior marca da temporada no fundamento e liderou o domínio do Sampaio no garrafão.