Eliminada da disputa dos playoffs da WNBA, a pivô brasileira Clarissa dos Santo já “virou a chavinha”. Após a derrota para o Los Angeles Sparks na semifinal da liga norte-americana, Clarissa já voltou para o Brasil e agora só tem cabeça para Tango Bourges Basket, clube francês que será sua casa para a temporada 2016/2017.

Clarissa chegará no clube francês vivendo grande momento de sua carreira. Sua segunda temporada nos Estados Unidos, ambas com a camisa do Chicago Sky, começou morna, mas terminou muito bem. Com muita moral, Clarissa virou peça fundamental do Sky na série semifinal dos playoffs e teve médias de 10,7 pontos, 3,7 rebotes e 1,5 assistências durante a série.

“Foi um ótimo ano, cheio de aprendizado. Sinto que foi mais um ano de crescimento, não só tático e técnico, mas também mental. Em alguns momentos tive que trabalhar com pouco tempo de quadra. Foi difícil, mas foi importante continuar trabalhando e não desanimar, para estar pronto para jogar a qualquer momento”, comentou a pivô brasileira.

Após fase de classificação apagada, Clarissa teve grandes números nos playoffs e fechou a temporada muito quente (Divulgação/Getty Images)

Após fase de classificação apagada, Clarissa teve grandes números nos playoffs e fechou a temporada muito quente (Divulgação/Getty Images)

Não foi apenas na WNBA que Clarissa mostrou seus talentos no esporte da bola laranja. Nas quadras brasileiras, na sexta edição da LBF CAIXA, a pivô nascida no Rio Janeiro (RJ) teve médias de 18,5 pontos, 12, 5 rebotes e 1,6 bolas roubadas. Já durante os Jogos Olímpicos Rio 2016, médias de 14,2 pontos, 12,4 rebotes e 2,8 assistências com a camisa da Seleção Brasileira.

O novo clube de Clarissa é o um dos maiores times do basquete francês. O Tango Bourges é o maior campeão nacional da França, com 13 títulos. Viveu seu auge no campeonato nacional entre 1994 e 2000, com seis conquistas seguidas e três títulos da Euroliga, e também desde 2005, com sete títulos em 11 anos.

Mesmo com tanta soberania nos últimos anos, o Bourges foi derrotado na final da última temporada do campeonato francês e o novo time da brasileira Clarissa busca sua primeira conquista da Euroliga após 15 temporadas de seca.

“A expectativa de atuar na França é a melhor possível sempre. Sei que vai ser tudo novo, vai ser a primeira vez que estou indo para França. Conheço pouco da escola europeia de basquete. Quando estive em Portugal (2010/11) era muito nova, então acho que vou saber aproveitar mais esta oportunidade”, disse Clarissa.

“Estou animada, time novo, casa nova. Novos ares são sempre bons. Quero chegar lá e continuar trabalhando, treinando firme e me dedicando, para colher bons frutos. Vivo um dia de cada vez, mas espero estar bem e ser feliz por lá também”, completou a pivô.