Em programa exibido nesta última quinta-feira(15/06), pelo Sportv, o ex-árbitro e comentarista esportivo Renato Santos foi ao ar, destacando o panorama atual vivido pelo basquete feminino nacional e principalmente pela Liga de Basquete Feminino. Renatinho, como é conhecido no meio do basquete, destacou as mudanças organizacionais e administrativas que a LBF sofrerá este ano, com Ricardo Molina na Presidência e Mário Oliveira (Ex-Gerente Geral de Esportes do Esporte Clube Pinheiros) assumindo a Superintendência da Liga. Juntos a um novo corpo administrativo buscam, manter os pontos positivos herdados da Liga Nacional de Basquete (LNB) e promover melhorias visando maior autonomia e destaque da modalidade junto ao fãs de basquete.

Relembrou ainda, os tempos de glórias vividos pelo basquete feminino nacional, citando o título mundial inédito conquistado pela seleção feminina de basquete em 1994, na Austrália, que completou 23 anos de aniversário esta semana. Equipe esta que contava com Hortência, Paula, Janeth, Leila, Alessandra e Cia.

Diante disso, Renatinho fez uma ligação direta ao atual momento do basquete feminino Nacional que conta com novas estrelas como as jovens Rafaela Monteiro e Letícia Rodrigues, Izabella Sangalli que atualmente disputa o Nacional Argentino. Nádia e Érika que atuam pela WNBA e destacou o momento mágico vivido pela atleta Damiris Dantas, campeã da última edição da LBFCAIXA, cestinha e MVP do campeonato e das finais, que atua agora pelo Atlanta Dream, também na WNBA e teve partida de destaque pela quinta rodada da competição americana. Renato Santos ainda “levantou coro” pelo resgate do Basquete Feminino junto a Confederação Brasileira de Basquete e fãs da modalidade.