19 partidas agitaram o primeiro mês da LBF CAIXA 2019 (Montagem)

O mês de março encerrou com os finalistas de 2018 dividindo a liderança invicta do campeonato. Com um jogo a mais, o Sampaio Basquete tem quatro vitórias na edição 2019 da LBF CAIXA e 100% de aproveitamento, os mesmos do Vera Cruz Campinas, que tem três triunfos. Por outro lado, a equipe paulista tem saldo de cestas maior – 82, contra 68 do tricolor maranhense.

Terceiro colocado, Blumenau tem 75% de aproveitamento em quatro partidas – perdeu apenas para o Vera Cruz Campinas. A equipe treinada por João Camargo registra o melhor ataque do campeonato, com 80 pontos por jogo de média. Foi do time catarinense também a maior pontuação da temporada, na vitória por 100 a 41 sobre a LSB RJ/Sodiê Doces no último dia 14.

Após estrearem com derrotas, Santo André/Apaba (2V-1D) e SESI Araraquara (2V-2D) se reabilitaram e figuram na quarta e quinta colocações, respectivamente. Situação inversa ao do Ituano Basquete, que começou com duas vitórias e vem de dois tropeços em casa – dividindo a 5ª posição com o SESI. O galo de Itu teve em março a melhor média de rebotes da Liga – 52,3 por jogo.

Treinado por João Camargo, Blumenau teve o melhor ataque em março (Diego Maranhão)

Na segunda metade da tabela, com campanha abaixo de 50%, está o Instituto Brazolin/São Bernardo/Unip, que sofreu uma grande baixa com a lesão no joelho de Milena. Sem sua camisa 10, que segue sem previsão de retorno, o time do ABC paulista perdeu os dois últimos jogos e é o sétimo, com uma vitória em três compromissos.

Oitava colocada com 25% de aproveitamento, a Uninassau lidera a temporada em tocos – média de 3 por partida -, muito graças à líder individual do quesito, a norte-americana Ronni Williams. Só na vitória da última sexta-feira (82 a 57 sobre a LSB RJ/Sodiê Doces), foram 5 rejeições da ala-pivô, que igualou o recorde da história da LBF CAIXA para apenas uma partida, registrado duas vezes na temporada 2015/16.

No penúltimo lugar está a LSB RJ/Sodiê Doces, que tem uma vitória em cinco jogos e 20% de aproveitamento. A equipe carioca, que acaba de voltar de uma sequência de duas derrotas no nordeste, lidera a liga em roubos de bola – mais de 16 por jogo – e tem duas das três jogadoras no TOP 3 do quesito: Rayane e Maria Luisa tem médias de 2,8 interceptações por partida, cada uma.

Joice liderou março em assistências e roubos de bolas (Juca Ferreira)

A única equipe que não venceu em março foi o Pró-Esporte/Sorocaba. Um dos caçulas da competição, o time do interior paulista tem quatro reveses até agora e segue com dificuldades no ataque – registra a pior média da competição (49,3 por jogo) – e na defesa (83,3 pontos sofridos por jogo). Nenhuma de suas atletas tem mais de 10 pontos por jogo de média (Lorena tem 9,5 pontos).

Números individuais

Cestinha em 2018, Jaqueline está na frente novamente da pontuação geral em 2019 (Juca Ferreira)

O mesmo nome de 2018 figura na liderança entre as cestinhas. Jaqueline, do Santo André/Apaba, registra 20,3 pontos por jogo. Mas quando se trata em total de pontos, a cestinha máxima da temporada é Lays, do Blumenau, com 72 pontos marcados em 4 jogos, que conferem à jovem armadora média de 18 pontos por partida. Já a pontuação máxima em uma só partida foi registrada pela ituana Gabriela, que fez 28 pontos na derrota para o Santo André/Apaba na última quinta-feira (28).

Nos rebotes, Ariadna tem bela média de 15 por jogo. A cubana, que é a maior cestinha da história da Liga, também lidera na média de eficiência, com 23,3 por jogo. A líder em assistências é também a maior da história da Liga: Joice, do Ituano Basquete, com uma média de 7,5 passes por partida.

Quem registrou mais conquistas do troféu de MVP foi Raphaella Monteiro, do Sampaio Basquete, a mais eficiente em três das quatro vitórias bolivianas. Gil, de Blumenau, e Aline Moura, do SESI Araraquara, ganharam duas vezes cada.

Monteiro foi MVP por três vezes em março (Jorge Bevilacqua)

Próximos jogos: A bola volta a subir na quinta-feira, 4, com os confrontos entre Pró-Esporte/Sorocaba e Sampaio Basquete (19h, ESPN Extra e WatchESPN) e Ituano contra a Uninassau (20h30, LBF LIVE). Na sexta-feira, Vera Cruz Campinas e Instituto Brazolin/São Bernardo/Unip jogam em reedição das quartas de 2018 (19h, LBF LIVE). No sábado e no domingo, mais quatro jogos completam o final de semana da LBF CAIXA – confira a tabela completa aqui.

A CAIXA Econômica Federal é a patrocinadora oficial da Liga de Basquete Feminino, que organiza a LBF CAIXA. A competição tem a ESPN e a TV NSports como parceiros de mídia oficiais e a bola oficial da Wilson.

LBF CAIXA 2019 – Números de Março (médias)

Equipes

Melhores campanhas: Sampaio Basquete e Vera Cruz Campinas – 100% de aproveitamento

Melhor ataque: Blumenau – 80 pontos/jogo

Melhor defesa: Sampaio Basquete – 50 pontos sofridos/jogo

Mais eficiente: Vera Cruz Campinas – 109,3/jogo

Mais rebotes: Ituano Basquete – 52,3/ jogo

Mais assistências: Vera Cruz Campinas – 23,3/jogo

Mais roubos de bola: LSB RJ/Sodiê Doces – 16,2/jogo

Mais tocos: Uninassau – 3/jogo

 

Individuais

Cestinha: Jaqueline (Santo André/Apaba)- 20,3 pontos/jogo

Rebotes: Ariadna (Vera Cruz Campinas) – 15/jogo

Assistências: Joice (Ituano Basquete) – 7,5/jogo

Roubos de bola: Joice (Ituano Basquete) – 3,3/jogo

Eficiência: Ariadna (Vera Cruz Campinas) – 23,3/jogo

Tocos: Williams (Uninassau) – 3/jogo

Outras estatísticas aqui 

Vera Cruz Campinas foi o mais eficiente em março (Marina Gouvêa)

 

Sampaio Basquete teve a melhor defesa no mês – apenas 50 pontos sofridos de média (Matheus Marques)