Palmira jogou as últimas duas temporadas da LBF CAIXA pelo Sampaio Basquete (Biaman Prado)

Palmira é a mais nova contratação do Funvic/Ituano. A experiente ala de 33 anos chega à equipe do interior paulista após passagem pelo Santos Basquete, pelo qual conquistou o título da segunda divisão dos 81º Jogos Abertos do Interior, no último final de semana, no Grande ABC paulista. Com o alvinegro praiano, também chegou ao vice-campeonato da 1ª Divisão do Campeonato Paulistano 1º semestre.

“Estou muito feliz em ser lembrada. A maioria se assusta quando fala se em projeto novo. Eu sou o contrário: adoro esses novos desafios. Estamos montando um time pra ir atrás do título também”, disse Palmira. “Tendo em vista que a LBF está de cara nova e com mais equipes na disputa, vai ser um campeonato bem competitivo. Todo mundo tem chance de ser campeão, mas acredito que esse ano vai ser mais acirrada a disputa, o que é muito bacana”, completou a tricampeã.

No Funvic/Ituano, a ala trabalhará pela primeira vez em clubes com Antonio Carlos Barbosa, quem ela já conhece de seleção brasileira. No comunicado da equipe, o treinador elogiou a contratação: “Jogadora que detém o perfil que eu gosto e valorizo, ou seja, é forte, boa marcadora e intensa no jogo”, avaliou. Na equipe paulista, Palmira também vai reencontrar a ala-armadora Joice – juntas, ambas foram campeãs na temporada 2014/2015, pelo ADCF/Unimed/Americana. “Temos muita afinidade dentro e fora de quadra, embora tenhamos personalidade forte também. Mas isso não será problema algum”, afirmou.

Palmira Campeã LBF 2013 Sport

Na temporada 2013, conquistou seu 1º título da LBF pelo Sport Recife (Acervo)

Palmira chega com a experiência de ter conquistado três taças da LBF CAIXA – é a única a conseguir o feito por três equipes diferentes: Sport Recife em 2013, ADCF/Unimed/Americana em 2014/2015 e Sampaio Basquete na temporada 2015/2016. Com todo esse histórico, ela acredita que será bastante útil à equipe. “Posso ajudar na maneira que me for possível: na ala, armando ou com minha experiência ajudando as mais novas”, elencou.

Em sete temporadas, a ala paranaense figura em diversas estatísticas: com 165 jogos (4ª com mais partidas), é a quinta maior pontuadora da história da LBF, com 1.805 pontos. Também é a segunda jogadora com mais bolas de três pontos convertidas (288) e a líder em bolas de três tentadas (918). Jogou as duas últimas edições do Jogo das Estrelas, em 2016 e 2017.

Na carreira, Palmira tem ainda outros três títulos nacionais (2003, 2005 e 2009), dois Sul-Americanos de Clubes (2005 e 2015) e passagens pelo basquete croata e espanhol. Pela seleção brasileira, conquistou três campeonatos Sul-Americanos (2006-10-16) e disputou os Jogos do Rio-2016.

“Estamos trazendo mais uma atleta experiente e vencedora, que vai se encaixar muito bem na equipe que estamos formando para esta temporada de estreia do Funvic/Ituano na Liga de Basquete Feminino”, completou  Matheus Moreira, gerente do Funvic/Ituano.