Santo André/APABA impôs duas derrotas na casa dos 20 pontos à Angola (Imagem: Arilza Coraça/Santo André/APABA)

Aproveitando a excursão da seleção de Angola no Brasil, o Santo André/APABA conseguiu vitórias categóricas sobre o selecionado africano em dois amistosos internacionais, no complexo esportivo Pedro Dell’Antonia, no ABC paulista.

Na primeira partida, realizada na manhã deste domingo (6), as andreenses venceram por 67 a 46. Apesar das dificuldades logo no começo, as paulistas souberam controlar o jogo africano e foram ao intervalo em pequena vantagem – 25×23.

No segundo tempo, a equipe deslanchou. Com belo trabalho coletivo, Santo André aumentou a eficiência ofensiva ao mesmo tempo em que conseguiu neutralizar o ataque angolano, fechando um terceiro quarto arrasador com parcial de 29×7, para apenas administrar o período final. A ala Luana foi a cestinha da partida com 22 pontos – 13 só no primeiro tempo. Além dela, a dupla do garrafão Silvinha (16) e Dominick (12) também pontuou em dígitos duplos.

 

Nesta segunda, nova vitória – por 82 a 60. Após atuação discreta no primeiro jogo, a ala-armadora Ariadna, eleita por duas vezes melhor jogadora da LBF (2010/11 e 2013/14) e que voltou à equipe neste ano, comandou o ataque com 27 pontos. A ala-pivô Silvinha elevou a produção do jogo 1 e contribuiu com mais 21 pontos.

Com duas vitórias na casa dos vinte pontos, a equipe comandada interinamente por Vivian Gitti (enquanto o treinador Bruno Guidorizzi integra a comissão técnica da seleção brasileira na Copa América) segue se preparando para a disputa do Campeonato Paulista. Em julho, a equipe foi campeã dos Jogos Regionais de São Bernardo do Campo, ao vencer o Santos FC/FUPES.

Já a seleção angolana tem pela frente o AfroBasket, torneio continental que começa no próximo dia 18 em Mali. Quarta colocada na última edição, Angola havia sido Bicampeã africana em 2011 e 2013. Na última semana, a equipe de Jaime Covilhã perdeu os dois amistosos contra a seleção brasileira, mas venceu a equipe sub-19 de Osasco.