Maira foi a cestinha da equipe pela primeira vez na temporada (Juca Ferreira/Funvic Ituano)

O Funvic/Ituano enfim venceu a primeira em casa. Comandado pelos 17 pontos de Maira e pelos duplos-duplos de Kelly (14 pontos/12 rebotes) e Palmira (11 pontos/12 rebotes), o time paulista derrotou o Blumenau por 63 a 53, atuando no Ginásio Joaquim Dias, em Itu (SP), acumulou a 2ª vitória em 7 jogos mas ainda segue na oitava colocação com 28,6% de aproveitamento. A ala-pivô Carina foi a cestinha blumenauense, com 15 pontos e 50% de aproveitamento nas bolas de dois pontos – ficando inclusive a uma cesta de alcançar a 500ª da carreira na LBF CAIXA. Cacá e Bibiano anotaram um duplo-duplo de 11 pontos e 10 rebotes cada. A armadora, inclusive, ficou a uma assistência de registrar um triplo-duplo.

A equipe de Antonio Carlos Barbosa começou melhor na partida, abrindo 10×2 de início, mas permitiu a reação de Blumenau, que terminou o primeiro período encostado no placar (20×19). A equipe catarinense aproveitou a porcentagem baixa das donas da casa no segundo quarto, de apenas 14,6% nos arremessos, para virar o placar e fechar a primeira etapa com cinco pontos de vantagem (32×27).

Na volta do intervalo, as situações se inverteram. O Funvic/Ituano já começou reagindo e passando novamente a frente no começo do terceiro período. A equipe catarinense errou muito ofensivamente e só conseguiu voltar a pontuar faltando 4:17 do fim do período, mas não conseguiu mais igualar a atuação do primeiro tempo.

O Funvic/Ituano, por sua vez, repetiu o quarto período da sua outra vitória – contra o Poty/BAX/Catanduva -, anotando 26 pontos e sacramentando o primeiro triunfo diante da torcida. Com cinco faltas, Bibiano ainda foi excluída da partida a dois minutos do fim.

O duelo da pivô de Blumenau com Kelly, inclusive, foi um dos destaques da partida. Dominantes, ambas saíram de quadra com dois dígitos em dois fundamentos. A pivô do Funvic/Ituano chegou ao quarto duplo-duplo na temporada e ao 12º em sua carreira na LBF CAIXA, sendo a segunda jogadora no quesito da história – atrás apenas da cubana Ariadna, ala do Vera Cruz Campinas que tem 15 jogos do tipo.

Duelo entre Kelly e Bibiano foi um dos pontos altos da partida ( Juca Ferreira/Funvic Ituano)

“Hoje jogamos melhor como conjunto. Temos que continuar nessa crescente”, disse Palmira, que não estava em tarde muito inspirada até anotar 9 pontos no quarto período. A ala ituana é agora a 4ª maior cestinha da história da LBF CAIXA, com 1.884 pontos – ultrapassou Iziane (1.871) na derrota para o Santo André/APABA.

Cestinha da equipe pela primeira vez, Maira Horford dedicou a vitória ao público presente. “É um alivio. A gente estava devendo pra torcida uma vitória dentro de casa – não só essa, mas vamos seguir trabalhando pra conquistar muitas outras”, comemorou a ala, que também apanhou oito rebotes, teve  75% de aproveitamento do perímetro (3/4) e superou uma lesão no olho provocada em disputa de bola no primeiro tempo.

Após o bom início na temporada, Blumenau perde a terceira seguida e agora figura na 7ª posição, com 40% de aproveitamento. Para a principal pontuadora da equipe nesta tarde, o time pecou nos detalhes. “Foram três jogos e três vitórias que deixamos escapar, sem tirar o mérito das equipes que venceram. Mas sabemos que, se não fossem algumas falhas, poderíamos estar com 5-0 (na tabela) ao invés de 2-3. Precisamos buscar mais estabilidade e parar de alternar momentos muito bons e de repente muito ruins”, criticou Carina. Agora, a equipe entra em quadra na próxima sexta-feira (23, 20 horas), quando recebe o também claudicante Sampaio Basquete.

Com ânimo renovado, o Funvic/Ituano agora volta suas atenções para a partida do próximo sábado (24, 19 horas), quando viaja até Presidente Venceslau para encarar as donas da casa.

A CAIXA, junto ao Governo Federal, é a patrocinadora oficial da Liga de Basquete Feminino, que organiza a LBF CAIXA. A competição tem a TV Gazeta como emissora oficial, a TV Globo, o SporTV e o globoesporte.com como parceiros de mídia oficiais, a bola oficial da Wilson e a AND1 como marca esportiva oficial.

Cacá bateu no ‘aro’ para registar um triplo-duplo (Juca Ferreira/Funvic Ituano)