As alas Jaqueline e Wale Pérez foram as cestinhas na fase regular

Um dos confrontos mais emocionantes da primeira fase repete-se já nestas quartas de final. Santo André/Apaba e Blumenau reencontram-se neste sábado para o jogo 1 dos playoffs, às 18 horas, no ginásio Pedro Dell’Antonia, no ABC paulista.

1ª FASE – BLUMENAU VENCE NOS ÚLTIMOS SEGUNDOS

(Jorge Bevilacqua – Santo André/Apaba)

Em fevereiro, o primeiro confronto entre paulistas e catarinenses foi marcado por uma virada heroica. Após ir para o intervalo perdendo por 12 pontos, o Blumenau reagiu, e com 20 pontos de Mariana Camargo, venceu por 62 a 61 no palco de hoje.

O roteiro foi praticamente idêntico no segundo encontro, em 18 de março. Em Santa Catarina, as andreenses saíram na frente no placar, chegaram a abrir 16×2 no início, mas se viram sem comando quando o técnico Bruno Guidorizzi foi expulso no segundo período. O jogo ainda seguiu acirrado e Santo André vencia por seis pontos a dois minutos do fim, mas novamente sofreu a virada, que teve 17 pontos da venezuelana Pérez.

ALAS SÃO DESTAQUES

O duelo também promete nas laterais da quadra. Se Blumenau tem a venezuelana Wale Pérez como principal pontuadora em média – 12,6 em 11 jogos, Santo André tem a principal cestinha de toda a LBF CAIXA 2018. Jaqueline terminou a 1ª fase sendo a única a ultrapassar os 20 pontos por jogo, liderando também na média de triplos -foram 2,9 por partida.

FORÇA TAMBÉM COLETIVA

Donos do terceiro (66,4 pontos por jogo) e quinto melhores ataques (65,9), respectivamente, Santo André/Apaba e Blumenau fazem boa distribuição ofensiva no elenco. Ambas as equipes possuem quatro jogadoras cada com mais de 10 pontos por jogo de média – Jaqueline, Débora, Silvinha e Érika (SAN) e Pérez, Bibiano, Mariana e Carina (BLU).

HISTÓRICO

Em 7 jogos desde a criação da LBF CAIXA, o Santo André/Apaba leva ligeira vantagem: tem 4 vitórias contra 3 de Blumenau. Na temporada passada, o time paulista fez 3×1 no confronto pela fase de classificação.

DESFALQUES

Para este sábado, o Santo André/Apaba terá o retorno da ala/pivô Dominick, após 25 dias – ela não jogava desde 3/4 por uma fascite plantar. Silvinha também está confirmada. Ela já havia retornado na semana passada, atuando contra Uninassau e Sampaio após perder os quatro compromissos anteriores por lesão no joelho que a tirou do Jogo das Estrelas.

Blumenau terá um desfalque importante. A pivô Fernanda Bibiano, maior pontuadora da equipe no total, com 188, e maior reboteira (138 no total e 8,6 por jogo), está fora por uma cirurgia emergencial de tireoide. A equipe já não contava com Yasmim, ala/armadora que machucou o ombro direito em 16 de março, contra São Bernardo.

A segunda partida é na terça-feira (1/5), também às 18 horas. Se o confronto ainda estiver empatado, o terceiro jogo acontece na próxima quarta-feira (2/5). A bola sobe às 20 horas.

A CAIXA, junto ao Governo Federal, é a patrocinadora oficial da Liga de Basquete Feminino, que organiza a LBF CAIXA. A competição tem a TV Gazeta como emissora oficial, a TV Globo, o SporTV e o globoesporte.com como parceiros de mídia oficiais, a bola oficial da Wilson e a AND1 como marca esportiva oficial.