Duelo no garrafão será um dos destaques do duelo (Robson Neves/Uninassau)

Acontece hoje no Recife (PE) a primeira batalha das semifinais, com duas equipes nordestinas em rota de colisão. Uninassau e Sampaio Basquete começam a decidir qual deles será o representante da região na final da LBF CAIXA 2018. A bola sobe às 20 horas, no ginásio Wilson Campos, e terá transmissão do SporTV.com.

É a primeira vez que as equipes se enfrentam em playoffs na história e a Uninassau tem duas dúvidas para o confronto. Nicolle Chirinda e Carolina Junqueira estão com conjuntivite e ainda serão avaliadas antes da partida, mas devem ficar fora. Já o departamento médico do Sampaio não terá problemas para o duelo.

Nos encontros da primeira fase, deu Sampaio. Na estreia das duas equipes, em 16 de janeiro, a Bolívia venceu por 87 a 73 em São Luís. No segundo turno, no mesmo palco de hoje, voltou a vencer por 74 a 58 em 1º de abril.

A série coloca frente a frente o segundo melhor ataque e a melhor defesa da temporada. Em 19 partidas, a Uninassau tem exatos 70 pontos marcados por jogo, enquanto o Sampaio sofreu 55,9 em iguais 19 jogos.

Nos confrontos, cinco bolivianas tiveram mais de 10 pontos de média contra a Uninassau: Tati Pacheco (14,5), Briahanna Jackson (12,4 e 84,2% de aproveitamento geral), Joice Coelho (11,5), Leila e Vitória Marcelino (11 cada), além de Ziomara, que fez 17 pontos atuando apenas na partida do returno.

Se o conjunto fez a diferença para as maranhenses, as pernambucanas tiveram suas forças concentradas principalmente em Gil (20,5 pontos, cestinha do confronto na temporada) e Casanova (17 por jogo).

Apesar do domínio tricolor nesta temporada, o histórico entre as equipes ainda é favorável à Uninassau. A equipe pernambucana ‘varreu’ o Sampaio nos quatro confrontos da temporada passada.

Para chegar nas semifinais, a Uninassau terminou a fase de classificação na terceira posição e derrotou o Funvic/Ituano por 2 a 1 nas quartas de final, liderada na série por Casanova (17,5) e Gil (16,3) nos pontos e por Gabriela nos rebotes (10,7). Já o Sampaio foi segundo geral e passou por Presidente Venceslau também com um jogo 3 na fase anterior, tendo Tati Pacheco como cestinha (14,7 pontos) e Ziomara com 10 rebotes de média em três partidas.

Alguns dos principais personagens do duelo resumiram a expectativa para o confronto:

Gil, pivô da Uninassau

(Robson Neves/Uninassau)

“Esse duelo nordestino sempre foi extremamente disputado. A equipe do Sampaio é muito competente, acho que uma das equipes mais equilibradas do nosso cenário. Estudamos muito cada jogadora e vamos tentar minar os pontos fortes de cada uma. Seguiremos a mesma filosofia dos últimos dois jogos: foco, equilíbrio e inteligência.”

Ineidis Casanova, armadora da Uninassau

(Robson Neves/Uninassau)

“Chegou a nossa hora de vencer e para isso precisamos muito da nossa torcida. Esperamos mais uma vez o ginásio lotado para nos empurrar durante todo o jogo.”

Roberto Dornelas, técnico da Uninassau

(Robson Neves/Uninassau)

“Esses mandos de quadra são muito relativos. Claro que é melhor decidir em casa, mas uma vitória aqui no Recife nos dá duas chances de passar para a próxima fase na casa delas. Por isso precisamos ganhar logo este primeiro confronto com a ajuda da nossa torcida.”

Briahanna Jackson, armadora do Sampaio

(Robson Neves/Uninassau)

“Será uma batalha, pois os playoffs são um novo campeonato. Precisamos nos focar em nós mesmas e executar o que fazemos de melhor. Também temos que defender bem.”

Ziomara Morrison, pivô do Sampaio

(Robson Neves/Uninassau)

“O que espero da série, claro, é ganhá-la, e a melhor forma de atingir isso é jogando em equipe. Acho que uma das nossas maiores forças é quando conseguimos impor nossas vantagens e nossa defesa agressiva.”

Virgil Lopez, técnico do Sampaio

(Paulo de Tarso Jr./Sampaio Basquete)

“As duas equipes fizeram quartas de final em três partidas e essa semi promete ser bem equilibrada. Trabalhamos e nos preparamos para essa semifinal, estudando bastante o adversário.”

Após o jogo 1 no Recife, a série transfere-se para São Luís, onde Sampaio e Uninassau duelarão no ginásio Castelinho no próximo domingo (13, às 15h) e terça (15, às 20 horas se necessário).

A CAIXA, junto ao Governo Federal, é a patrocinadora oficial da Liga de Basquete Feminino, que organiza a LBF CAIXA. A competição tem a TV Gazeta como emissora oficial, a TV Globo, o SporTV e o globoesporte.com como parceiros de mídia oficiais, a bola oficial da Wilson e a AND1 como marca esportiva oficial.

SEMIFINAIS LBF CAIXA 2018

Sampaio Basquete x Uninassau Basquete
Jogo 1: HOJE, 8/5, 20H. Ginásio Wilson Campos, Recife (PE). SporTV.com
Jogo 2: Domingo, 13/5, 15H. Ginásio Castelinho, São Luís (MA). TV Gazeta e SporTV.com
Jogo 3 (se necessário): Terça-feira, 15/5, 20H. Ginásio Castelinho, São Luís (MA). SporTV.com