Antes de entrar em quadra no evento-teste dos Jogos Olímpicos Rio 2016, a Seleção Brasileira disputou dois amistosos no Rio de Janeiro e saiu de quadra com vitória em ambos os jogos. Com bons triunfos sobre a Austrália, campeã da Oceania, e a Argentina, vice da Copa América, o esquadrão verde-amarelo agora se prepara para voltar a quadra nesta sexta-feira (15/01), desta vez para dar início ao evento-teste do torneio olímpico.

Em seu primeiro jogo-treino, realizado nesta terça-feira (12/01), a Seleção Brasileira, comandada pela primeira vez pelo técnico Antonio Carlos Barbosa, encarou a rival Argentina, no Ginásio da Escola de Educação Física do Exército, na Urca, a Zona Sul do Rio de Janeiro (RJ).

Com diversas alterações na equipe no decorrer da partida amistosa, a Seleção Brasileira já abriu grande vantagem no primeiro tempo (44 a 22), continuou dominante na segunda etapa e venceu a partida pelo placar elástico de 81 a 39. O jogo não foi aberto nem para o público nem para a imprensa.

“Foi um bom placar, mas o nosso objetivo era treinar e conseguimos utilizando as 12 jogadoras nos quarenta minutos. É bom lembrar que nós ainda não temos uma semana de treino e mostramos vários pontos positivos como o empenho defensivo, elas marcaram bem e só sofremos 39 pontos. Além disso, já estão tentando jogar com intensidade no ritmo que tenho como característica. Então o que foi apresentado estava dentro daquilo que eu esperava”, comentou o treinador Barbosa.

izi - Copia

Sempre muito eficiente, a ala Iziane, do Sampaio Corrêa, foi uma das grandes destaques dos amistosos da Seleção Brasileira (Divulgação/CBB)

Na sequência, a Seleção Brasileira encarou a Austrália, já na Arena Carioca 1, palco que será realizado todas as partidas de basquete durante os Jogos Olímpicos do Rio. Com destaque para a ala Iziane, do Sampaio Corrêa Basquete, e para a pivô Clarissa dos Santos, do Corinthians/Americana, ambas com 13 pontos, o Brasil saiu de quadra com a vitória por 61 a 53.

“Começamos ainda nos ajustando ao ritmo e ao jogo da Austrália, até mesmo porque viemos de um jogo muito diferente com a Argentina. Foi um ajuste rápido e fomos mantendo o ritmo. Isso também é treinamento. A partir daí fomos construindo a vitória que também é importante, independente de ser um jogo-treino. As situações foram fluindo e conseguimos dentro das jogadas e defesa que o Barbosa pediu”, disse a cestinha Iziane.

Depois dos dois amistosos, a Seleção Brasileira agora se concentra para o evento-teste para os Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro. Enfrenta a Venezuela na sexta-feira (15/01), às 20h30, a Argentina no dia seguinte (16/01), às 20h30, e a Austrália no domingo (17/01), às 20h30.

* Horário de Brasília