O Uninassau Basquete mostrou toda sua força nesta segunda-feira. Após ver o Sampaio Corrêa Basquete dominar a primeira etapa e ter a liderança do placar quase que em toda a partida, o time pernambucano buscou incrível reação no período derradeiro, virou o placar quando faltavam menos de 20 segundos para o término do duelo e fechou o jogo com resultado positivo por 56 a 54.

A Liga de Basquete Feminino (LBF CAIXA) é uma competição que conta com o patrocínio master da CAIXA, o patrocínio da SKY e os apoios da Liga Nacional de Basquete (LNB) e do Ministério do Esporte.

Momento chave: Depois de início complicado e de ver o Sampaio Corrêa abrir 11 pontos na 1ª etapa, o Uninassau voltou diferente do intervalo, dominou o último período por completo e reduziu sua desvantagem ataque por ataque. Com tamanho domínio, o time pernambucano conseguiu virar o placar depois de bola certeira da cubana Casanova quando faltavam 19 segundos para o término da partida. O Sampaio Corrêa teve ainda duas posses de bola, porém perdeu a posse em ambas e a vitória ficou com o Uninassau.

Põe na conta: Com a vitória, o Uninassau segue mais vice-líder do que nunca. Agora o time pernambucano é dono da campanha de nove vitórias em 13 partidas disputadas na fase de classificação da LBF CAIXA. Já o Sampaio Corrêa tem cinco vitórias em 13 jogos realizados e perdeu a chance de encostar de vez no Santo André/APABA (3º colocado).

Destaques: O Uninassau contou com grande destaque da jovem ala/pivô Raphaella Monteiro, com expressivo duplo-duplo de 17 pontos e 13 rebotes, e da ala Ariadna, com duplo-duplo de 16 pontos e 11 rebotes, para sair de quadra com a vitória no clássico contra o Sampaio Corrêa.

Ajudaram muito: A armadora cubana Casanova foi destaque, sendo a dona do arremesso que marcou a virada do Uninassau na partida, e a jovem ala/pivô Nicolle Chirinda também se destacou, com o roubo de bola que deu a vitória ao Uninassau.

Abriu vantagem: Os dois times não conseguiram mostrar os mesmos desempenhos das partidas anteriores e sofreram ofensivamente durante toda a primeira etapa. Mesmo atuando em casa, o time pernambucano não conseguiu anotar dez ou mais pontos em nenhum dos dois períodos e viu o Sampaio Corrêa, que teve Tainá Paixão, Karina e Patty como destaques, levar a melhor e ir para os vestiários com 11 pontos de vantagem no placar (28 a 17).

Pegou fogo: O intervalo fez muito bem para os dois times, que pegaram fogo no 3ª quarto. As duas equipes trocaram cestas durante todos os dez minutos do terceiro período e tiveram alto desempenho ofensivo. Mesmo assim o placar seguiu com o Sampaio Corrêa em vantagem por dois dígitos de diferença (50 a 40).

Que reviravolta: O Uninassau entrou mais do que decidido e focado em reagir no último período e conseguiu. O time comandado pelo técnico Roberto Dornellas dominou os dois lados da quadra durante os dez minutos finais e foi reduzindo a desvantagem ataque por ataque até que passou a frente quando faltavam 19 segundos e ficou com a vitória no clássico.

Por pouco: O Sampaio Corrêa contou com destaque da pivô Karina Jacob, com duplo-duplo de dez pontos e 11 rebotes, da armadora Tainá Paixão, com 12 pontos e quatro bolas roubadas, porém não conseguiu o resultado positivo mesmo depois de liderar o placar durante quase todo o encontro.

E agora? Uninassau e Sampaio Corrêa voltam a se enfrentar pela LBF CAIXA nesta quarta-feira (22/02), às 20 horas (de Brasília), novamente no Ginásio de Esportes do Colégio Salesiano, em Recife (PE). A partida terá transmissão ao vivo via Facebook Live na página Leia Já Online.