A França está na semifinal do torneio olímpico de basquete feminino do Rio. Em jogo de diversos altos e baixos, troca de lideranças e placar quase que igual durante toda a partida, a França garantiu emocionante vitória sobre o Canadá, pelo placar de 68 a 63, e avançou de fase no mais importante torneio de seleções.

Vem, EUA: Com a vitória nesta noite, a França garantiu presença na semifinal e terá pela frente os Estados Unidos na próxima fase. Na fase de grupos as duas seleções estavam em chaves diferentes e se enfrentarão pela primeira vez na competição.

Duelo histórico: O Estados Unidos e França da semifinal do Rio 2016 será a reedição da grande decisão da medalha de ouro dos Jogos Olímpicos de Londres (2012). Na ocasião, a equipe norte-americana venceu a França pelo placar de 86 a 50 e ficou com a medalha de ouro. Por sua vez, o time francês ficou com a medalha de prata, aquele que foi sua primeira condecoração na história do basquete feminino.

Dois dígitos: Para sair de quadra com a vitória, a França contou com o protagonismo da experiente pivô Sandrine Gruda, que saiu de quadra com duplo-duplo de 14 pontos e dez rebotes recuperados.

Vice-campeã olímpica, a França garantiu presença na semifinal e continua em busca de mais uma campanha histórica (Divulgação/FIBA)

Vice-campeã olímpica, a França garantiu presença na semifinal e continua em busca de mais uma campanha histórica (Divulgação/FIBA)

Também ajudaram: A equipe francesa também contou com grande trabalho da ala Valeriane Ayayi, com 12 pontos e cinco rebotes, e da jovem armadora Olivia Epoupa, com dez pontos, seis assistências e cinco rebotes, para sair de quadra com a vitória e a vaga na semifinal.

Tentaram até o fim: Pelo Canadá, destaque para Gaucher, com 15 pontos e cinco rebotes, Nurse, com 11 pontos, três rebotes e três assistências, Tatham e Raincock-Ekunwe, com dez pontos, cinco rebotes e quatro assistências, e Langlois, com dez pontos.

Só deu Canadá: A França que saiu na frente, mas o primeiro quarto foi dominado pelo Canadá. Logo na primeira metade do período inicial o país da América do Norte abriu vantagem de sete pontos no placar (14 a 7). A França tentou mudar seu desempenho em quadra, mas viu o Canadá seguir soberano e fechar o período inicial com nove pontos de vantagem (25 a 16).

Altos e baixos: Depois do período dominado pelo Canadá, a França começou bem o segundo quarto e, com corrida de 12 a 4 no placar, reduziu a desvantagem para apenas um ponto (29 a 28). No final do período foi a vez do Canadá ser protagonista de uma corrida, desta vez de 8 a 2 pontos, e fechou a primeira etapa na frente por 37 a 32.

Tudo igual: Assim como no período anterior, a França começou dominante o terceiro quarto e passou a frente do placar ao aplicar corrida de 6 a 0 (38 a 37). Mas a partir desse momento o jogo ficou morno, com os dois ataques cometendo erros ofensivamente e as defesas sobressaindo. No final, o equilíbrio falou mais alto e as duas equipes entraram no último período com o placar empatado em 50 a 50.

Passo largo: Valendo uma vaga para a semifinal e com o jogo nenhum pouco decidido, o último período foi, de longe, o mais nervoso da partida. Os erros voltaram a aparecer, o aproveitamento nos arremessos caiu e a partida seguiu sem definição. Somente já dentro do minuto final a França anotou quatro pontos seguidos, abriu cinco pontos de vantagem (64 a 59) e deu um passo gigante para a conquista da vaga para a semifinal.

Na semifinal: O Canadá tentou de todas as formas se recuperar. Fez cesta rápida, fez falta, mas a França acertou seus lances livres, soube administrar a pequena, mas muito importante vantagem construída já no final de partida e fechou o jogo com vitória e passagem carimbada para a semifinal do Rio 2016.