O Curso Nível 03 da Escola de Treinadores (ENTB), que está sendo realizado em São Paulo (SP) e se estende até domingo (27 de julho), vem trazendo uma série de nomes conceituados do basquete nacional para palestrar e passar um pouco do seu conhecimento e experiências aos participantes: Hélio Rubens Garcia, Paulinho Vilas Bôas, Marcel de Souza, Diego Jeleilate, Régis Marreli, Paco García e outros.

Entre os participantes estão alguns nomes que estiveram em ação na última ou em edições anteriores da Liga de Basquete Feminino (LBF). São eles: Roberto Dornelas (técnico do América Basquete Recife), Antônio Carlos Vendramini (técnico da Unimed/Americana), Virgil Lopez (assistente técnico da Unimed/Americana), Vita Haddad (preparador físico da Unimed/Americana e da Seleção Brasileira Feminina), Márcio Pimenta (técnico do Rio Claro Basquete), Adrianinha Moisés (jogadora do América Basquete Recife), Alessandra Oliveira (ex-jogadora do São José e do Sport Recife), Alexandre Cato (ex-técnico do Guarulhos).

“Estou achando muito bom, pois fazia um tempo que não participava de eventos como esse, que é muito importante para o basquete. Além de tudo que foi passado ao longo das palestras, é importante que haja o congraçamento entre os técnicos, já que você tem a oportunidade de rever um colega de outro estado e de trocar informações e experiências. Acho isso bastante salutar ao nosso basquete”, comenta Vendramini, campeão da última edição da LBF dirigindo o time de Americana.

À experiente pivô Alessandra Oliveira segue atuando, mas já foca a carreira de treinadora. “É muito bom poder participar do curso e já começar a vivenciar como é o dia-a-dia da vida de um técnico, além de ter a chance de fazer um intercambio com profissionais da área”, observa a campeã Mundial de 1994.

O curso de capacitação Nível 03 é composto por módulo presencial, com carga horária total de 30 horas. No final os treinadores serão submetidos à avaliação escrita sobre os temas discutidos. Para receber a Carteira Nível 03 o treinador deverá estar regularizado junto ao CONFEF/CREF, possuir Carteira Nível 02, por no mínimo dois anos (24 meses), ou comprovar experiência de ter atuado por três temporadas, consecutivas ou não, como treinador da faixa etária de 20 anos ou mais, e/ou como treinador ou auxiliar técnico de categoria adulta.

Patrocinadores Oficiais: Bombril, Ironage, Eletrobras – Ministério do Esporte/Lei de Incentivo
Parceiros Oficiais de Mídia: SporTV e Globo
Agencia Oficial: Brunoro Sport Business (BSB)
Chancela: Confederação Brasileira de Basketball (CBB)

Foto: Kiko Ross/LBF