Vera Cruz Campinas, de Melisa Gretter, segue 100% (Fábio Leoni/Vera Cruz Campinas)

A LBF CAIXA voltou com tudo depois do carnaval. De quinta-feira (15) até este domingo (18), sete partidas e 960 pontos retomaram a competição e provocaram várias mudanças na tabela de classificação, com exceção das pontas da tabela, que seguem inalteradas.

Jogando pela primeira vez fora do nordeste,  a Uninassau conquistou duas vitórias no interior paulista  (88 a 73 sobre o Poty/BAX/Catanduva e 77 a 76 contra o Presidente Venceslau) que a alçaram à quarta posição por aproveitamento na competição, incluindo a emocionante virada por um ponto sobre a equipe venceslauense. Casanova, Tassia e Gil vêm sendo as principais responsáveis pelo crescimento ofensivo da equipe, dona do segundo melhor ataque da competição, com 72,2 pontos marcados – o trio responde por 70% do número e só neste final de semana mediou 53,5 pontos combinados.

Outro nordestino da competição, o Sampaio Basquete teve a mesma sequência de jogos, mas não o mesmo êxito. Começou perdendo para Presidente Venceslau na quinta, por 60 a 52, mas redimiu-se ao derrotar o Poty/BAX/Catanduva no sábado, por 76 a 47, igualando a maior diferença registrada na temporada (Vera Cruz 80×51 Funvic/Ituano em 14/01). Com os mesmos 60% de aproveitamento de Uninassau e São Bernardo/Brazolin/Unip mas com melhor saldo, a equipe comandada por Virgil Lopez está na terceira colocação. Apesar dos últimos resultados oscilantes, a equipe ostenta a melhor defesa até aqui, sofrendo 57 pontos por jogo.

Em uma das partidas mais emocionantes, Uninassau derrotou Presidente Venceslau por um ponto e subiu para a 4ª posição (Christi Anne Hammerschmidt)

Derrotado por Sampaio e Uninassau, o Poty/BAX/Catanduva segue sem vencer em 2018, na última posição. A técnica Fernanda Hartwig tem agora duas semanas para preparar o time para o duelo fora de casa contra Blumenau (3/3). Natalia, Julieta e Tati têm mais de 10 pontos por partida, mas precisam de uma ajuda maior do banco para evoluir o ataque catanduvense (61,9 pontos por jogo), melhor apenas que o do Funvic/Ituano (61,3).

Na outra ponta da tabela, o Vera Cruz Campinas derrotou Blumenau na sexta-feira (85×73) após reagir a um déficit de 14 pontos no primeiro tempo e segue na liderança isolada, ainda 100%. Dono do melhor ataque, o time de Antonio Carlos Vendramini também conta com a cestinha da competição, que apesar de registrar ‘apenas’ 12 pontos na sexta, tem 19,3 de média em sete jogos. A equipe catarinense, por sua vez, não teve um final de semana feliz: voltou a perder neste domingo para o Funvic/Ituano, por 63 a 53, e caiu para a sétima posição, com 40% de aproveitamento.

A vitória deste domingo foi a segunda do Funvic/Ituano na temporada e a primeira diante de sua torcida, comandada por Maira Horford e pelos duplos-duplos de Kelly e Palmira. O começo ruim na LBF CAIXA, no entanto, impediu que o Funvic/Ituano subisse na tabela, figurando na 8ª e última posição de classificação para os playoffs. Terceiro time em rebotes (41,3 de média), o time tem Kelly como principal referencia. A pivô de 1,92m figura no TOP 5 da Liga em rebotes (9,3), arremessos de dois pontos (6,9) e eficiência (17,6).

A combinação de resultados e a vitória na sexta-feira sobre o time de Itu devolveram a vice-liderança ao Santo André/APABA, que vinha de duas derrotas seguidas. Aniversariante do final semana, Jaqueline teve sua melhor atuação na temporada, anotando 25 pontos em 57% de aproveitamento nos arremessos. Junto com Débora (18 pontos) e Silvinha (13), o trio titular capitalizou 75% da pontuação da equipe e devolveu a tranquilidade para a sequência do campeonato.

A bola volta a subir na próxima sexta-feira (23, 20 horas) para Blumenau (2-3) e Sampaio Basquete (3-2), no Galegão, em Santa Catarina. No dia seguinte, entram em quadra São Bernardo/Brazolin/Unip (3-2) e Vera Cruz Campinas (7-0), além de Presidente Venceslau (3-2) e Funvic/Ituano (2-5).

A CAIXA, junto ao Governo Federal, é a patrocinadora oficial da Liga de Basquete Feminino, que organiza a LBF CAIXA. A competição tem a TV Gazeta como emissora oficial, a TV Globo, o SporTV e o globoesporte.com como parceiros de mídia oficiais, a bola oficial da Wilson e a AND1 como marca esportiva oficial.

Kelly é a líder em quadra do Funvic/Ituano, que luta pela reabilitação na LBF CAIXA (Juca Ferreira/Funvic Ituano)