Molina projeta mais avanços para a LBF CAIXA 2019 (Divulgação)

Depois de alguns meses afastado por motivos pessoais, Ricardo Molina está de volta ao cargo de Presidente da Liga de Basquete Feminino, entidade responsável pela realização do Campeonato Nacional Feminino de Clubes – LBF CAIXA. A LBF é parceira e possui chancela da Confederação Brasileira de Basquete (CBB).

Após cumprir um ano como presidente tampão em 2017, Molina foi eleito pelos clubes para presidir a entidade no período de 2018 a 2021. Neste pequeno tempo à frente da LBF, Molina conseguiu apresentar uma nova cara para a elite do basquete feminino nacional de clubes. Implantados por ele, a LBF criou seus 3 pilares de gestão: Planejamento, Transparência e Contrapartidas. E as mudanças já implementadas foram sentidas por toda comunidade do Basquete e resultaram em:

  • Profissionalização da gestão interna da LBF;
  • Redução nos custos internos;
  • Aumento no número de equipes na competição;
  • Transmissão de 100% dos jogos via web;
  • Alteração do calendário anual da LBF CAIXA para 2019;
  • Transmissão da competição por emissoras abertas e fechadas de TV, retornando o Basquete Feminino para a TV aberta após mais de 20 anos sem transmissão;

Gestão de Molina trouxe novos parceiros para a modalidade, como a Wilson (João Pires/Arquivo LBF)

  • Jogo das Estrelas Internacional entre Ligas: Brasil x Argentina;
  • Primeira entidade do basquete brasileiro a implantar certificação da gestão de qualidade reconhecida nacionalmente e internacionalmente (ISO 9001:2015);
  • Planejamento antecipado das edições 2019 e 2020 do LBF CAIXA;
  • Maior investimento nas equipes que disputam o campeonato;
  • Criação do LBF nas Escolas, incentivando o esporte nas escolas;
  • Adequação à legislação em vigor – representantes das atletas com direito a voto nas Assembleias Gerais da LBF;

“Estou muito feliz por voltar à casa. Meu objetivo sempre foi a profissionalização da LBF para que, independente do presidente, as atividades e organização se mantivessem e isso aconteceu e me deixou muito orgulhoso. Parabenizo ao Valter Ferreira, vice-presidente que assumiu a entidade por este período, ao Conselho de Administração, aos clubes e a equipe de gestão capitaneada pelo Fernando Maroni”, comentou o presidente Ricardo Molina.

Playoffs da LBF CAIXA 2018 tiveram muita emoção e boa presença de público (Matheus Marques)

Molina também falou sobre o aumento de investimento nas equipes previsto no planejamento. “Uma das nossas decisões estratégicas foi por um maior investimento nas equipes. Na temporada de 2019 da LBF CAIXA elas terão custos operacionais pagos pela LBF, como taxas de arbitragem e passagens áreas, além de um pacote de benefícios coletivos como Clipagem, Relatório de Retorno de Mídia, fornecimento de bolas, Media Day e a devolução duplicada do valor investido na inscrição da equipe.

A nona edição da LBF CAIXA terá início entre o fim de fevereiro e começo de março de 2019. O anúncio das equipes participantes acontece na primeira semana de dezembro.