Na quinta-feira (28 de agosto) será dada a largada para o Lançamento do Programa de Voluntários Rio 2016. Ao todo serão recrutadas 70 mil pessoas entre brasileiros e estrangeiros, que contribuirão para a realização dos primeiros Jogos Olímpicos e Paraolímpicos na América do Sul. Além de atuarem nos Jogos, os participantes estarão também nas subsedes dos jogos de futebol: São Paulo, Brasília, Belo Horizonte e Salvador.

“A expectativa é que a procura pelas inscrições seja grande. Fizemos uma grande divulgação na comunidade do basquete bem como nos principais veículos de comunicação, além de palestras em algumas universidades do Brasil. É uma oportunidade para as pessoas trabalharem com os atletas nos Jogos”, disse Paulinho Villas Bôas, Líder de competição de basquetebol da Rio 2016.

A tradição do trabalho voluntário nos Jogos começou em 1952, nas Olimpíadas de Helsinque, na Finlândia, com cerca de 2.191 participantes. Em 2016, aproximadamente 70.000 voluntários darão continuidade a este legado.

Vagas
As vagas de Voluntários estão divididas em Generalistas (60%), que serão responsáveis pelo credenciamento e bilhetagem, serviços ao espectador, entre outros. Estes candidatos podem se enquadrar em qualquer área dos Jogos. Já os Especialistas (40%) cuidarão dos serviços médicos, idiomas, tecnologia e esportes. Dentro das vagas para especialistas, serão recrutadas sete mil pessoas para Voluntários específicos do esporte (SSV).

Para concorrer a uma das vagas os candidatos deverão ter os seguintes requisitos mínimos: dez dias trabalhados, idade mínima de 18 anos em 2016, Ensino Fundamental, acesso à internet e disponibilidade para o processo de seleção e de treinamento (presencial e e-learning).

Para as vagas relacionadas aos Especialistas do Esporte (SSV), o candidato deverá ser atleta, ex-atleta federado, professor de Educação Física, árbitro, técnico, ou possuir experiência no mundo do esporte. Pessoas com conhecimento sobre procedimentos e operação de competições.

“Procuramos pessoas com proatividade, comportamento, que saiba trabalhar em equipe e com responsabilidade”, afirma Paulinho Villas Bôas.

As inscrições, que começam nesta quinta-feira (28 de agosto) e vão até 15 de novembro de 2014, devem ser feitas no site do Rio 2016 (http://rio2016.com/voluntarios). Os voluntários específicos de basquetebol devem enviar o currículo resumido para o e-mail paulo.villasboas@rio2016.com. O candidato receberá um código para que possa utilizar na inscrição no site do Rio 2016.

Patrocinador Oficial: Bombril
Parceiros Oficiais de Mídia: SporTV e Globo
Agencia Oficial: Brunoro Sport Business (BSB)
Chancela: Confederação Brasileira de Basketball (CBB)

Fonte: CBB