O Uninassau/América venceu e saiu na frente na série semifinal dos playoffs da LBF CAIXA. No Ginásio de Esportes Wilson Campos, em Recife (PE), a equipe comandada pelo técnico Roberto Dornelas fechou a primeira partida do confronto contra o Sampaio Corrêa com vitória por 45 a 43 e abriu 1 a 0 no série.

A Liga de Basquete Feminino (LBF CAIXA) é uma competição que conta com o patrocínio master da CAIXA, e possui o apoio da Spalding, da Liga Nacional de Basquete (LNB) e do Ministério do Esporte.

Tudo igual: Durante toda a primeira etapa os times cometeram muitos erros e apresentaram aproveitamento baixo nas tentativas de arremesso. Com isso, os ataques não conseguiram deslanchar e primeiro tempo fechou com o placar empatado em 21 a 21.

Primeira vantagem: Na primeira metade do terceiro período, o América de Recife não deixou seu rival anotar nenhum ponto e com três arremessos certeiros seguidos da norte-americana Lacy abriu oito pontos de vantagem (29 a 21).

Deslanchou: Depois do Sampaio Corrêa acertar a primeira bola da linha dos três pontos no jogo e encostar no placar (36 a 30), o América de Recife logo freou a reação de seu rival, anotou cinco pontos seguidos e abriu vantagem importante de 11 pontos (41 a 30), a maior até então na partida.

É do América: O Sampaio Corrêa não parou de lutar e conseguiu encostar no placar nos instantes finais. Palmira teve a chance de dar a vitória ao time maranhense com arremesso para 3 pontos, porém não converteu a tentativa e a vitória ficou mesmo com  o América de Recife.

E agora? Depois da partida deste sábado, América de Recife e Sampaio Corrêa voltam a se enfrentar na próxima quarta-feira (13/04), às 19 horas, no Ginásio Castelinho, em São Luís (MA).

Pode fechar: Em série melhor de três jogos, o América de Recife tem a chance de garantir presença na decisão da sexta edição da LBF CAIXA caso saia de quadra com resultado positivo na próxima partida.

Nome do jogo: Grande protagonista do América de Recife na hora que o time abriu vantagem e também quando segurou a reação do Sampaio, a ala/pivô norte-americana Lacy saiu de quadra com importante atuação de 12 pontos e seis rebotes.

Também ajudaram: A equipe pernambucana também contou com boa atuação da pivô Érika de Souza, com oito pontos e nove rebotes, e da armadora Tainá Paixão, com oito pontos, seis rebotes e cinco bolas roubadas.

Fala aí #1: “Sabíamos que seria muito difícil. Treinamos duro a semana inteira, semifinal é assim mesmo. Mesmo mostrando um nervosismo grande no começo do jogo, conseguimos fazer nosso trabalho e vencer. Agora é descansar bastante para quarta-feira fazer nosso melhor para tentar nova vitória”, comentou a pivô Érika de Souza, do América de Recife.

Fator casa: Dono da campanha de oito vitórias em dez partidas em casa durante a fase de classificação da LBF CAIXA, o América de Recife mais uma vez saiu de quadra com vitória em partida ao lado de seu torcedor.

Bem que tentou: Pelo lado da equipe maranhense, destaque para a ala Iziane, dona de 12 pontos, e a pivô Karina, com 11 pontos e sete rebotes.

Fala aí #2: “Não conseguimos ir bem no começo do jogo, deixamos o América abrir grande vantagem no placar no 3º período e quando corremos atrás já era muito tarde. Até conseguimos encostar no placar mas não deu. Agora é trabalhar muito para fazer nosso papel dentro de casa”, comentou a ala Palmira, do Sampaio Corrêa.