A Austrália bateu a Seleção Brasileira e estreou com grande vitória no torneio olímpico de basquete feminino. Na Arena Juventude, no Rio de Janeiro, o Brasil começou a partida com desempenho dominante no 1º quarto, mas viu sua rival melhorar, mandar nos últimos 20 minutos de jogo e saiu de quadra com resultado positivo pelo placar de 84 a 66.

Protagonista: O grande nome da vitória da Austrália foi a pivô Liz Cambage, que teve atuação impactante no garrafão e saiu de quadra com expressivo duplo-duplo de 20 pontos anotados e 14 rebotes recuperados.

Também ajudaram: A Austrália também contou com grande atuação da armadora Leilani Mitchell, com 18 pontos, seis assistências e três roubos de bola, e da experiente ala Penny Taylor, com 17 tentos.

Jogou muito! : Pelo lado brasileiro a grande protagonista foi a ala Iziane. Com 25 pontos, a atleta nascida em São Luís (MA) foi a cestinha da partida e ficou a um ponto de empatar seu recorde ofensivo em Jogos Olímpicos que é de 26 pontos em uma partida contra a Nigéria em 2004, em Atenas (GRE).

Fala aí: “Perdemos diversas bolas e isso não pode acontecer em um jogo como esse. Tenho consciência que não consegui dar o meu máximo em quadra e isso vai mudar. Não podemos e não vamos cometer os mesmo erros que tivemos hoje. Sabemos do nosso potencial e da qualidade da Austrália, fizemos um jogo igual contra elas e não podemos abaixar nossa cabeça por conta de uma partida. O campeonato acabou de começar”, comentou a pivô Érika de Souza.

+ Clique aqui e confira todas as estatísticas do jogo entre Brasil e Austrália

E agora? Após a estreia com a Austrália, a Seleção Brasileira volta a disputar uma partida válida na fase de grupos do #Rio2016 nesta segunda-feira (08/08), às 17h30 (de Brasília), em duelo contra o Japão. Já a Austrália enfrenta a Turquia neste domingo (07/08), às 17h30 (de Brasília).

Início dominante: A Austrália dominou os primeiros minutos de jogo graças a jovem pivô Liz Cambage. Mandando na área pintada da quadra, a atleta de 24 anos anotou oito dos dez primeiros pontos da Austrália, que abriu vantagem no placar (10 a 6).

Vai, Brasil!! : Depois de início equilibrado, porém com vantagem da Austrália, a Seleção Brasileira foi aos poucos se soltando dentro de casa e começando a dominar a partida. Com atuação “monstruosa” de iziane e boa pontaria de Adrianinha da linha dos três pontos, o selecionado amarelo não só reagiu no placar como abriu vantagem: 21 a 14.

Na frente: No período seguinte a Seleção Brasileira seguiu mandando no jogo e contando com Iziane muito quente no jogo abriu 11 de vantagem no placar (28 a 17). Já na segunda metade do segundo período o time da Oceania se acalmou e conseguiu se recuperar no placar. Mesmo com a melhora da Austrália, a Seleção Brasileira fechou a 1ª etapa na frente do placar: 39 a 35.

Pegou fogo: Campeã e MVP da LBF CAIXA 15/16 e do Sul-Americano da Venezuela, Iziane mostrou no primeiro tempo que está pegando fogo! A experiente ala de 34 anos foi a grande protagonista do bom desempenho do Brasil na primeira etapa, ao anotar 18 pontos nos primeiros 20 minutos de partida.

Melhorou muito: Melhor na reta final do segundo período, a Austrália aproveitou o intervalo da partida para se organizar e melhorar ainda mais seu desempenho em quadra. Por mais que a equipe brasileira tentasse ao máximo se manter a frente no placar, a equipe da Oceania dominou todo o terceiro período, conquistou grande recuperação no placar e entrou no período derradeiro com vantagem de 57 a 53.

Mão quente: Se no primeiro tempo quem mandou foi Iziane, a segunda etapa foi protagonizada pela armadora Leilani Mitchell. Zerada na primeira etapa, a armadora australiana mostrou mão afiada na segunda etapa e anotou 18 pontos.

Três, três, três: Para abriu grande vantagem no placar e conquistar a vitória na estreia dos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro, a Austrália contou com grande eficiência nos tiros de três pontos no período derradeiro. O país da Oceania acertou nada mais nada menos do que sete arremessos de fora durante os dez minutos finais.

Muito favorável: Com a vitória conquistada neste noite, a Austrália ampliou seu retrospecto favorável em confrontos diretos contra a Seleção Brasileira em Jogos Olímpicos para sete vitórias em sete partidas disputadas.

Para história: A experiente armadora Adrianinha disputa a 5ª edição de Jogos Olímpicos de sua carreira e agora é recordista, junto com as norte-americanas Teresa Edwards e Sue Bird, em participações no torneio olímpico feminino. Adrianinha também empatou a marca de Oscar Schmidt, com cinco Olímpiadas com a camisa da Seleção Brasileira.

Muito especial: A partida contra a Austrália foi muito especial para a ala Palmira, que participou da primeira partida de Jogos Olímpicos de sua carreira no basquete feminino.