Jaqueline teve sua melhor atuação da temporada na partida do 1º turno. Equipes se enfrentam no domingo na TV Gazeta [Juca Ferreira/Funvic Ituano]

Campinas (SP) e Recife (PE) recebem nesta sexta-feira (9) a abertura da segunda parte de fase de classificação da LBF CAIXA. O líder Vera Cruz Campinas (8-0) recebe o quinto São Bernardo/Brazolin/Unip (3-5) no Ginásio Gilman José Jorge Farah na mesma hora em que a Uninassau (4ª colocada, 5-3) encara Blumenau (7º, 3-5) na capital pernambucana (Ginásio Wilson Campos). As bolas vão subir às 19 horas, com transmissões ao vivo e exclusivas da LBF LIVE.

O Blumenau é a única equipe que faz a rodada dupla neste final de semana. No domingo, a equipe catarinense enfrenta o Sampaio Basquete (6-2) no Ginásio Castelinho, às 10 horas. Fechando a rodada, Santo André/Apaba (5-3) e Funvic/Ituano (3-5) duelam às 15 horas, jogo exibido ao vivo pela TV Gazeta.

Vera Cruz Campinas e São Bernardo/Brazolin/Unip  fazem o segundo duelo consecutivo, já que foram o último compromisso de ambos, há duas semanas. Valente, a jovem equipe do ABC paulista fez o atual líder suar para sair do ABC paulista com a vitória por 84 a 74. A equipe são-bernardense não conta com Julia e Ana Julia, lesionadas.

– Iniciamos o segundo turno buscando sempre nos aprimorarmos para um melhor enfrentamento. Estamos sem duas atletas, por motivo de contusão, o que nos debilita de certa forma. Mas, esperamos que as demais atletas se fortaleçam, realizando assim, uma boa partida contra a forte equipe campineira”, comentou Marcio Bellicieri, técnico do São Bernardo/Brazolin/Unip.

Embalada pela vitória nos segundos finais contra São Bernardo, a Uninassau quer manter-se perto dos líderes, mas sem passar o sufoco do último jogo. Encara Blumenau, que voltou a vencer na última rodada em jogo igualmente apertado – vitória de virada a menos de um minuto do fim.

– Todo o time está crescendo a cada jogo. Isso é importante diante de uma Liga mais longa. Precisamos contar com todo o elenco -,  afirmou o técnico Roberto Dornelas. No jogo de ida, no sul, a equipe pernambucana arrancou importante vitória por 71 a 57.

Nicolle Chirinda tem sido peça importante na rotação da Uninassau [Vitor Bett/Blumenau]

Na manhã de domingo, o adversário blumenauense será o vice-líder Sampaio Basquete, que fechou o turno com vitória sobre Santo André, emplacando o terceiro triunfo seguido. Além deste confronto, a equipe do Maranhão terá apenas dois dos próximos sete jogos no Castelinho. Por isso, a presença da torcida é peça fundamental para manter o bom momento da equipe.

– Aproveito para chamar a torcida para dar esse calor humano pra gente. Precisamos dessa força. No jogo passado foi um pouco sofrido, mas estamos treinando forte para melhorar e fazer bons jogos daqui para frente – , convoca a experiente pivô Ega.

No Ginásio Pedro Dell’Antonia , a novidade fica por conta da estreia das norte-americanas que chegaram nesta semana no Santo André/Apaba. A pivô Starr Fairbanks e a ala/armadora La’Queda Davis foram regularizadas e estarão à disposição do técnico Bruno Guidorizzi. Terceira colocada, a equipe andreense quer repetir a boa atuação na partida do 1º turno, quando venceu por 11 pontos em Itu. Mas o Funvic/Ituano quer manter a sua boa fase e garantir a terceira vitória consecutiva. Ciente das dificuldades que vão enfrentar, a ala Palmira cita a receita para vencer.

– Sabemos do poderio ofensivo que elas têm e o conjunto que já vem junto há um bom tempo, mas se jogarmos coletivamente como nos últimos jogos e com inteligência, sem afobação, podemos sair com um resultado positivo, declarou a segunda cestinha da equipe na temporada, com 12 pontos por jogo.

A CAIXA, junto ao Governo Federal, é a patrocinadora oficial da Liga de Basquete Feminino, que organiza a LBF CAIXA. A competição tem a TV Gazeta como emissora oficial, a TV Globo, o SporTV e o globoesporte.com como parceiros de mídia oficiais, a bola oficial da Wilson e a AND1 como marca esportiva oficial.