Grupo se apresentou nesta terça no Rio (Bárbara Grebe/CBB)

A seleção brasileira se apresentou nesta terça-feira (16), no Rio de Janeiro (RJ), para o início dos treinamentos visando os Jogos Pan-Americanos de Lima, no Peru. A preparação de duas semanas será na Arena Olímpica de Deodoro, casa da LSB RJ/Sodiê Doces na LBF CAIXA 2019.

Parte do elenco se juntará ao grupo nos próximos dias. As jogadoras do Sampaio Basquete, primeiro classificado para a decisão da LBF CAIXA, desembarcam na capital carioca nesta quarta-feira. Por último, chegam as jogadoras de Vera Cruz Campinas e Uninassau/Cabo de Santo Agostinho, que disputam a série semifinal da LBF CAIXA na quinta (18) e, se necessário, no sábado (20), no interior paulista.

Quatorze das dezessseis convocadas na pré-lista do técnico José Neto, novo comandante da seleção, são destaques na LBF CAIXA 2019, como Raphaella Monteiro (Sampaio Basquete), 10x MVP da Partida na temporada; Érika, que lidera a surpreendente campanha da Uninassau/Cabo de Santo Agostinho; Aline Moura (SESI Araraquara), capitã do Jogo das Estrelas neste ano; e Alana, destaque do semifinalista Santo André/Apaba/ Caoa Chery.

O Sampaio é a equipe com mais representantes na lista (4 atletas), seguido do líder da primeira fase, o Vera Cruz Campinas, com 3 (confira a lista completa abaixo).

“Esta convocação para os Jogos Pan-Americanos e os treinamentos fazem parte do início de um processo em que visamos a evolução do basquete feminino brasileiro no cenário internacional”, comentou Neto.

“Eu quero ajudar com a minha defesa, que é muito agressiva, mas creio que contamos com elenco forte; vai ser um trabalho bonito. As minhas expectativas são as melhores, vou treinar forte para seguir no grupo, mas temos condições de fazer uma excelente preparação e buscar o ouro”, completou Izabella Sangalli, ala do Ituano Basquete repatriada neste ano.

Grupo de estudos entre treinadores

Também durante o período de treinamentos no Rio de Janeiro, a Confederação Brasileira de Basketball (CBB), em parceria com a LBF e a Associação dos Técnicos de Basquete do Brasil (ATBB), promoverá um Grupo de Estudos entre treinadores da modalidade, para compartilhar conhecimentos e experiências com a comissão técnica da Seleção Brasileira Adulta Feminina. Todos os dez treinadores da LBF CAIXA 2019 foram convidados.

“Queremos aproximar os treinadores da Seleção e, principalmente, do trabalho que estamos executando. Que possam ter conhecimento da metodologia que estaremos utilizando e, assim, iniciar uma relação mais estreita e participativa entre Clubes e Seleção”, finalizou José Neto.

No dia 31 de julho, a delegação brasileira segue viagem para Lima com o grupo final de 12 jogadoras. Os jogos da modalidade acontecem entre os dias 6 e 10 de agosto. O Brasil está no grupo A, ao lado de Canadá, Porto Rico e Paraguai.

A CAIXA Econômica Federal é a patrocinadora oficial da Liga de Basquete Feminino, que organiza a LBF CAIXA. A competição tem a ESPN e a TV NSports como parceiros de mídia oficiais e a bola oficial da Wilson.

 

SELEÇÃO BRASILEIRA – TREINAMENTOS PAN 2019

 

Alana (armadora) – 24 anos – 1m66 – Santo André/APABA

Aline Moura (ala/pivô) – 22 anos – 1m85 – SESI Araraquara

Clarissa (ala/pivô) – 31 anos – 1m86 – Sampaio Basquete

Débora (armadora) – 27 anos – 1m64 – SESI Araraquara

Érika (pivô) – 37 anos – 1m96 – Uninassau/Cabo de Santo Agostinho

Isabela Ramona (ala/armadora) – 25 anos – 1m80 – Uninassau/Cabo de Santo Agostinho

Izabella Sangalli (ala) – 24 anos – 1m82 – Ituano Basquete

Lays (armadora) – 20 anos – 1m65 – Blumenau

Mariana Dias (ala/pivô) – 21 – 1m90 – Vera Cruz Campinas

Mariane Carvalho (ala) – 22 anos – 1m86 – The University of Kansas (EUA)

Nadia (pivô) – 30 anos – 1m94 – Vera Cruz Campinas

Patty (ala/armadora) – 28 anos – 1m75 – Vera Cruz Campinas

Raphaella Monteiro (ala) – 24 anos – 1m81 – Sampaio Basquete

Stephanie (ala/pivô) – 19 anos – 1m98 – The Master’s University (EUA)

Tainá Paixão (ala/armadora) – 27 anos – 1m73 – Sampaio Basquete

Tati Pacheco (ala) – 28 anos – 1m81 – Sampaio Basquete

Atletas Convidadas
Catarina (armadora) – 18 anos – 1m83 – ADC Bradesco
Lorena (ala) – 17 anos – 1m94 – ADC Bradesco