Com várias campeãs da LBF CAIXA, Seleção treina no Clube Concórdia, em Campinas-SP (Sérgio Gramari/Divulgação)

Em Campinas (SP), a Seleção Brasileira finaliza a primeira semana de treinamentos na Arena Concórdia, o Centro de Treinamento da Confederação Brasileira de Basketball (CBB). O grupo comandado pelo técnico Carlos Lima trabalha forte visando o Campeonato Sul-Americano, marcado para o fim do mês (30 de agosto a 04 de setembro) em Tunja, na Colômbia.

Tudo caminha dentro do planejado, segundo o treinador. “A primeira semana de trabalho foi muito produtiva, passamos as movimentações ofensivas que iremos utilizar e as jogadoras assimilaram muito bem a filosofia. O trabalho técnico/tático em conjunto com a preparação física está bastante alinhado. Estamos todos, comissão técnica e jogadoras, muito felizes com a preparação”, comentou Carlos Lima.

Tudo certo também na questão física e médica do grupo. “Foi tudo bem, fizemos o acompanhamento das atletas ao longo dos treinamentos e não ocorreu nenhum tipo de problema”, explicou Paulo Szeles, médico do selecionado nacional.

Isabela Ramona destacou ‘atenção a todos os fundamentos’ (Sérgio Gramari/Divulgação)

Para Isabela Ramona, o grupo absorveu bem o que foi passado pela comissão técnica. “Esta primeira semana foi bem produtiva, chegamos bem fisicamente e conseguimos ganhar muito com os treinos físicos e táticos. Trabalhamos um pouco de tudo, a parte ofensiva com as jogadas passadas pelo Carlinhos, defesa e muitos arremessos, enfim, demos atenção a todos os fundamentos”, comentou a ala, que atua na Espanha.

“Acho que foi muito produtiva e conseguimos notar que houve uma evolução; com certeza, para a competição, a equipe estará muito mais entrosada. Em uma semana já conseguimos aplicar o que o técnico determinou e ainda temos mais tempo para continuar trabalhando e evoluindo, pois queremos estar na melhor forma para o Sul-Americano”, complementou a armadora Babi, campeã da LBF CAIXA 2018 pelo Vera Cruz Campinas.

Na manhã deste sábado, ainda haverá treino físico e específico. No grupo de 15 atletas, estão vários dos destaques da última edição da LBF CAIXA, como a cestinha Jaqueline (Santo André/Apaba), as experientes Babi e Gil (Vera Cruz Campinas), a vice-campeã Tati Pacheco e as revelações do São Bernardo/Brazolin/Unip Lays e Thayná.

A etapa em Campinas vai até dia 27 (segunda-feira). No dia seguinte, a delegação brasileira com 12 jogadoras embarca para a Colômbia. A Seleção está no Grupo A e estreia no dia 30, contra a Venezuela. O grupo também conta com Chile e Paraguai.

Carlos Lima instrui o grupo. ‘Jogadoras assimilaram muito bem a filosofia’ (Sérgio Gramari/Divulgação)

ELENCO TREINAMENTO SELEÇÃO BRASILEIRA – SUL-AMERICANO 2018

Armadoras: Babi Honório (Vera Cruz/Campinas), Lays da Silva (São Bernardo/Instituto Brazolin/Unip) e Tainá Paixão (Las Heras-Argentina)

Alas: Isabela Ramona (Valencia/Espanha), Izabella Sangalli (Club Tomás de Rocamora/Argentina), Jaqueline de Paula (Basketball Santo André/Apaba), Raphaella Monteiro (União Sportiva/Portugal), Tati Pacheco (Sampaio Basquete) e Thayná Silva (São Bernardo/Instituto Brazolin/Unip)

Pivôs: Clarissa dos Santos (Lyon Asvel/França), Érika de Souza (Perfumerías Avenida/Espanha), Kamilla Cardoso (Hamilton Heights/Estados Unidos), Stephanie Soares (ADC Bradesco), Nádia Colhado (Uni Girona/Espanha) e Gil Justino (Vera Cruz/Campinas)

Comissão técnica: Carlos Lima (técnico), João Camargo Neto (assistente), Adriana Santos (gerente técnica), Vita Haddad (preparador físico e também gestor de desenvolvimento da LBF), Paulo Szeles (médico), Isabel Rosa, Jordana Reis e Thais de Sousa (fisioterapeutas)  e Bruno Valentin (administrador)