Na noite desta quarta-feira, a Seleção Brasileira conquistou importante vitória em sua fase de preparação para as Olimpíadas do Rio. Mesmo sem poder contar com a ala Iziane, que ainda se recupera de um edema muscular, o esquadrão verde-amarelo contou com a força de sua torcida, que lotou as dependências do Ginásio do Clube Concordia, em Campinas (SP), para vencer o amistoso contra o Japão pelo placar de 70 a 54.

“Foi muito importante sair com a vitória. Ainda temos muito caminho pela frente até nossa estreia na Olimpíada. Temos que manter a pegada forte e o foco que estamoas tendo. Temos ainda outro amistoso contra o Japão aqui em Campinas e outros dois jogos no Rio”, comentou a pivô Érika de Souza, destaque do triunfo brasileiro.

Contando com atuação dominante de suas pivôs, Seleção Brasileira venceu o Japão em amistoso preparatório para o Rio 2016 (Roberta Rodrigues/Divulgação)

Contando com atuação dominante de suas pivôs, Seleção Brasileira venceu o Japão em amistoso preparatório para o Rio 2016 (Roberta Rodrigues/Divulgação)

A vitória brasileira começou a ser construída logo no início do jogo. Contando com boa atuação do trio Clarissa, Damiris e Érika de Souza nos dois lados da quadra, o Brasil dominou os primeiros minutos de jogo (17 a 3) e fechou o primeiro quarto em vantagem (23 a 9). A equipe japonesa melhorou seu desempenho na segunda parcial, mas a primeira etapa terminou com o Brasil em vantagem: 39 a 24.

Na segunda etapa, a equipe asiática continuou firme em sua tentativa de se recuperar no placar e chegou a diminuir a diferença para dez pontos, mas novamente com o protagonismo das três pivôs a Seleção Brasileira voltou a dominar a partida, abriu mais uma vez grande vantagem no placar e fechou o amistoso com triunfo.

Para fechar a partida com a vitória, a equipe comandada pelo técnico Antônio Carlos Barbosa contou com duplo-duplo de 16 pontos e 11 rebotes da pivô Érika de Souza e 19 pontos e sete rebotes da jovem Damiris. Clarissa, com 11 pontos e sete rebotes, e Adrianinha, autora de nove pontos, também se destacaram pela equipe brasileira.

As duas equipes voltam a se enfrentar no Ginásio do Clube Concórdia, no interior do Estado de São Paulo, nesta sexta-feira (29/07), novamente às 20 horas (de Brasília). Após este amistoso, a equipe brasileira embarca para o Rio de Janeiro, onde enfrentará a Sérvia (02/08) e a China (03/08) antes de disputar os Jogos Olímpicos Rio 2016.