Em duelo marcado por grande equilíbrio, o Uninassau/América foi melhor no final e conquistou importante vitória na LBF. Nesta segunda-feira, no Ginásio de Esportes Wilson Campos, em Recife (PE), o time comandado pelo técnico Roberto Dornelas enfrentou dura partida contra o Santo André/APABA, porém com bom desempenho nos últimos minutos, venceu o duelo por 57 a 52 e embolou o topo da tabela do campeonato novamente.

A Liga de Basquete Feminino (LBF) é uma competição patrocinada pela Bombril e conta com o apoio da Spalding, da Liga Nacional de Basquete (LNB) e chancela da Confederação Brasileira de Basketball (CBB).

Põe na conta: Com a vitória suada, o América de Recife agora possui campanha de dez vitórias em 12 partidas disputada na atual edição da LBF (83,3% de aproveitamento). Já Santo André possui campanha de apenas dois triunfos conquistados em 14 partidas na LBF (14,3% de aproveitamento).

Liderança tripla: Pela segunda vez na temporada 2015/2016 a liderança da tabela de classificação da LBF fica dividida entre três times. Sampaio Corrêa, América de Recife e Corinthians/Americana venceram seus respectivos jogos e estão empatados no topo da tabela.

Momento chave: Depois de praticamente 40 minutos de pura igualdade dentro de quadra, o América de Recife apresentou melhor desempenho nos minutos finais do jogo e conquistou vitória mais do que importante na LBF.

Força coletiva: Para sair de quadra com a vitória, a equipe pernambucana contou com grande atuação do trio formado pela armadora Adrianinha, com 13 pontos e cinco rebotes, pela ala Ariadna, com 12 pontos e seis rebotes, e pela ala/pivô Lacy, com 11 pontos e nove rebotes.

Máquina de DD: Quem também terminou a partida como destaque do América de Recife a pivô Erika Souza, com dez pontos e 15 rebotes. Além do destaque em quadra, Erika aumentou sua sequência de duplos-duplos para três jogos.

Bem que tentaram: Na equipe andreense, destaque para a ala/armadora Tássia, com 14 pontos, e para a dupla da armadora Thaíssa e da ala/pivô Silvinha, ambas com 13 pontos anotados.

Números comprovam: Para vencer, o time do técnico Roberto Dornelas dominou a área pintada da quadra. Enquanto o América de Recife recuperou 56 rebotes (36 defensivos e 20 ofensivos), Santo André terminou o jogo com apenas 41 sobras (31 defensivos e 10 ofensivos).

Tabu mantido: Com a vitória, o América de Recife segue sem saber o que é perder do Santo André na LBF. Até hoje os dois times se enfrentaram em seis oportunidades e todas terminaram com vitória pernambucana.

E agora: Na sequência da LBF, o América de Recife terá uma rodada dupla de jogos contra Sampaio Corrêa, no Ginásio Castelinho, em São Luís (MA), nos dias 27 e 29 de fevereiro. Já Santo André volta a atuar na LBF apenas no dia 1º de março, em duelo contra o Maranhão, que também terá o Ginásio Castelinho como palco.