Santo André, mais uma vez, é premiada pelo investimento nas categorias de base do basquete feminino. Na segunda-feira (21 de julho), em hotel de São Bernardo, a pivô Bianca Araújo da Silva, uma das promessas para as Olimpíadas de 2016 no Rio de Janeiro, se apresenta à Seleção Brasileira para disputar a Copa América Sub-18, que ocorrerá de 06 a 10 de agosto, nos Estados Unidos. Na categoria Sub-15, a cidade teve três atletas convocadas, além da técnica Maria Carolina de Souza, que representarão o selecionado paulista no Campeonato Brasileiro da Primeira Divisão, de 02 a 09 de agosto, em Poços de Caldas (MG).

Pela segunda vez, Bianca, hoje na equipe adulta de basquete de Santo André, é convocada pelo técnico Guilherme Vós para defender a camisa verde e amarela em torneios internacionais. A atleta, de 1m90 e com seis anos de casa, tem qualidades para se tornar uma jogadora de ponta no cenário nacional. “Sem dúvida, a Bianca tem muito talento. Ela passa bem a bola, além de ser rápida. Outra virtude é saber escutar os técnicos”, apontou a assistente técnica do time adulto feminino e supervisora da modalidade na cidade, Arilza Coraça, um dos nomes mais respeitados quando se fala em basquete no País.

Tímida, Bianca economiza nas palavras ao ser entrevistada, mas não na vontade de conquistar um dos sonhos: representar o Brasil nas Olimpíadas de 2016. “Tenho de treinar forte, porque são muitas meninas novas e com potencial”, alertou a adolescente, que treina com a equipe adulta de segunda a sexta-feira, das 09h00 às 11h00, no ginásio três do Complexo Esportivo Pedro Dell`Antonia.

Agora, com a Seleção Brasileira, Bianca, junto de outras 15 jogadoras, treinará em tempo integral no ginásio do CREC (Centro Recreativo Esportivo Cultural) Odemir Furlan, mais conhecido como Baetinha, em São Bernardo. O embarque da delegação ocorrerá dia 1º de agosto. O Brasil está no Grupo B e estreará contra Porto Rico dia 06 de agosto. Depois jogará contra os selecionados da Argentina e do Chile.

Sub-15
Além de Bianca, Santo André teve outras três atletas convocadas e que representarão a Seleção Paulista Sub-15 no Brasileiro de Basquete, de 02 a 09 de agosto: Raphaella Marciano, 15 anos, a Rafona; Rafaela Assis, 14, a Rafinha, e Rebeca da Silva, 14 (foto) – as duas últimas selecionadas pela primeira vez.

Além do trio, a treinadora da Seleção Paulista Sub-15 pertence ao time de Santo André, a ex-jogadora Maria Carolina de Souza, que conquistou em 2013 o Troféu de Melhor do Ano, além do título de campeã paulista Sub-14. “Acho que a minha indicação para técnica do selecionado paulista foi para coroar o trabalho realizado ao longo de uma carreira de 12 anos”, avaliou Maria Carolina.

Estreante como treinadora na Seleção Paulista de Basquete Sub-15, Maria Carolina escolheu as dez atletas que disputarão o Campeonato Brasileiro, em Poços de Caldas, com base nas que se destacaram no primeiro turno do Estadual. Fora as três jogadoras andreenses, o grupo tem representantes das cidades de Americana, Presidente Venceslau, Jundiaí, São José dos Campos e Guarulhos. “Infelizmente, não teremos tempo hábil para treinar. No máximo, três dias. A Prefeitura de Santo André cedeu um dos ginásios do Della`Antonia para o treinamento”, afirmou Maria Carolina.

Atualmente, a equipe de basquete feminino Sub-15 de Santo André lidera o Estadual. Detalhe: de forma invicta. O segundo turno do campeonato começará no fim de agosto. Entre as 15 atletas que integram o grupo, Rafona é um dos destaques e defenderá a Seleção Paulista pela segunda vez. No ano passado, conquistou o título de campeã brasileira da mesma categoria, além do título de melhor jogadora na Sub-13 e a medalha de ouro na Sub-14. Assim como Bianca, Rafona não é muito de falar. Prefere mostrar o seu talento na quadra.

Patrocinadores Oficiais: Bombril, Ironage, Eletrobras – Ministério do Esporte/Lei de Incentivo
Parceiros Oficiais de Mídia: SporTV e Globo
Agencia Oficial: Brunoro Sport Business (BSB)
Chancela: Confederação Brasileira de Basketball (CBB)

Fonte e Foto: Site Oficial da PMSA