A Seleção de São Paulo conquistou título invicto do Campeonato Brasileiro Sub-15 Feminino da 1ª Divisão, maior competição do basquete de base nacional, no sábado (09 de agosto), no ginásio do Clube ADC Alcoa, na cidade mineira de Poços de Caldas.

Na decisão, a equipe paulista enfrentou Santa Catarina na busca pelo título da elite da categoria. A equipe de São Paulo levou a melhor e venceu as catarinenses por 78 a 31 (36 a 10 no primeiro tempo), com 22 pontos, dois rebotes, um bloqueio, três recuperações e cinco assistências, da cestinha Izabela Nicolete. Eduarda de Col foi a melhor do time catarinense com 14 pontos, sete rebotes, um bloqueio e uma recuperação de bola. Com o resultado, as paulistas conquistaram o pentacampeonato brasileiro.

A técnica Maria Carolina de Souza, estreante no Brasileiro de base, analisou a participação da equipe campeã. “As meninas entraram um pouco nervosas, pois sabíamos que era a partida mais importante da competição. Mas conversei com elas que tínhamos que cumprir a nossa missão aqui em Poços de Caldas. Elas se acalmaram, entraram no jogo e fizeram o que elas sabem fazer de melhor que é jogar basquete. É minha estreia no Brasileiro, então esse título tem um gostinho especial. Quando me deram a função de convocar essas jogadoras fiquei nervosa, pois eram muitas opções de jogadoras boas. Viemos com essas dez atletas praticamente sem treinar e conseguimos realizar nosso trabalho com 100% de aproveitamento”, destacou a treinadora.

A classificação final da competição foi esta: 1º- São Paulo; 2º- Santa Catarina; 3º- Paraná; 4º- Rio Grande do Sul; 5º- Rio de Janeiro; 6º- Mato Grosso do Sul; 7º- Pernambuco; 8º- Minas Gerais; 9º- Espírito Santo; 10º- Maranhão.

Já a seleção ideal foi esta: as armadoras Ana Beatriz Pereira (PR) e Izabela Nicolete (SP), as alas Emanuely de Oliveira (SC) e Clarissa Carneiro (SP) e a pivô Raphaella da Silva (SP).

A cestinha do campeonato Izabela Nicolete (SP) com 128 pontos, que também foi a melhor nas assistências, com 28. A pivô Izabel Varejão (ES) foi a melhor nos rebotes, com 50 no total.

O Campeonato Brasileiro Sub–15 Feminino e Masculino da 1ª Divisão é organizado e realizado pela Confederação Brasileira de Basketball (CBB), com o apoio da Federação Mineira de Basketball e Prefeitura Municipal de Poços de Caldas, e financiado pela Lei de Incentivo ao Esporte por meio do convênio com o Ministério do Esporte.

Patrocinador Oficial: Bombril
Parceiros Oficiais de Mídia: SporTV e Globo
Agencia Oficial: Brunoro Sport Business (BSB)
Chancela: Confederação Brasileira de Basketball (CBB)

Foto: Willian Lucas/inovafoto