A Uninassau/Cabo de Santo Agostinho confirmou nesta sexta-feira seu último reforço para a fase final de classificação da LBF CAIXA 2019. Érika de Souza retorna ao país e ao Recife após três anos para fortalecer o garrafão pernambucano.

A pivô chegou a ser anunciada em janeiro pelo Sampaio Basquete, mas com o prazo regular de inscrições da LBF CAIXA encerrado no último dia 3, a equipe maranhense só pode regularizar Clarissa após a data, deixando Érika livre para assinar com a equipe recifense. A veterana de 1,97m e 37 anos vem do Perfumerías Avenida, da Espanha, onde foi recentemente vice-campeã espanhola.

A jogadora não atua no Brasil desde 2016, quando defendia o América-PE. Em 2013, a pivô conquistou o título com a camisa do Sport Recife sob comando de Roberto Dornelas, que comemora a volta da velha conhecida.

Campeã da LBF CAIXA 2013 pelo Sport, Érika está de volta ao Recife (Robson Neves/Arquivo LBF)

“Sempre que ela volta para o Brasil, tenho a sorte de ter ela no meu time. Repatriei ela no Sport, onde ficamos dois anos. Depois foram mais dois anos no América e ela voltou para a Europa. Contar com ela mais uma vez em minha equipe me deixa muito feliz, porque mostra que ela confia em todo o trabalho da minha comissão técnica. Ela não viria se não tivesse certeza disso”, disse o comandante pernambucano.

Pela Seleção Brasileira, Érika tem um vasto currículo. Participou de três Olimpíadas (2004, 2012 e 2016) – sendo a cestinha geral dos Jogos de Londres com 16,5 pontos por jogo -, além de quatro Mundiais. Logo aos 20 anos, foi campeã da WNBA em sua temporada de estreia, pelo Los Angeles Sparks. Também atuou por Connecticut Sun, Chicago Sky e San Antonio Stars mais recentemente.

Mas foi com a camisa do Atlanta Dream que a jogadora passou a maior parte de suas 12 temporadas nos Estados Unidos – foram 6 anos e meio na equipe. No total, são 329 jogos de temporada regular pela WNBA, 263 deles como titular. Foi all-star por três vezes: 2009, 2013 e 2014.

Pivô estava no Perfumerías Avenida e foi vice-campeã espanhola no começo do mês (Arquivo/LFB)

Na Espanha, conquistou por oito vezes a Liga nacional, com cinco conquistas seguidas entre 2007 e 2011 – quatro delas pelo Ros Casares Valencia, além do bi em 2017 e 2018 pelo Avenida.

Em 66 jogos pela LBF CAIXA, tem 13,8 pontos e exatos 10 rebotes de média, a segunda maior da história da competição no quesito.

A CAIXA Econômica Federal é a patrocinadora oficial da Liga de Basquete Feminino, que organiza a LBF CAIXA. A competição tem a ESPN e a TV NSports como parceiros de mídia oficiais e a bola oficial da Wilson.