Tassia Carcavalli armadora do Uninassau

Equipe da armadora Tassia pecou nos minutos finais e viu série de títulos ser quebrada (CBDU/Be Nice Films)

No fim de semana, mais uma equipe da LBF foi destaque em competições nacionais. Tetracampeã consecutiva dos Jogos Universitários Brasileiros (JUBs), a equipe do Uninassau teve campanha 100% até chegar à final, neste sábado (28), quando foi superada pela Unip-SP, por 69 a 55.

A partida, disputada no ginásio Rio Vermelho, em Goiânia (GO) e que foi a reedição das últimas duas finais, até começou melhor para o Uninassau, que venceu o primeiro período por 22 a 15. Porém, no segundo quarto, com o aumento nos erros pernambucanos, a equipe adversária conseguiu tirar a diferença e passar à frente antes do intervalo (31×30).

A partida seguiu equilibrada na etapa final, mas com falhas persistindo, sobretudo nos rebotes defensivos de Uninassau. Proporcionando pontos de segunda chance, as comandadas de Roberto Dornelas viram o placar se distanciar nos minutos finais, com a equipe paulista fechando o jogo com 14 pontos de vantagem (38×25 no segundo tempo) para quebrar a hegemonia pernambucana no torneio, que já durava desde 2013. “Erramos demais no fim do terceiro tempo e elas também estavam num bom momento. Abriram (vantagem) e não tivemos tempo para reagir”, disse a pivô e capitã de Uninassau, Gil Justino.

Pela nova equipe campeã dos JUBs, jogaram atletas com passagem pela LBF, como Ariadna (Tricampeã, hoje no Santo André), Aruzha (ex-Maranhão e Santo André) e Geisa (ex-São José).

Paulista encerra 1ª fase

O final de semana também recebeu a última partida da fase classificatória do Campeonato Paulista. Santo André recebeu Catanduva no ginásio Pedro Dell’Antonia, no ABC paulista, e deu mais uma demonstração de força.

Com sete bolas de três, Jaqueline comandou vitória andreense (Rainier Moura – RMPress)

A vitória por 80 a 48 teve como grande destaque a ala Jaqueline, que anotou 30 pontos, 21 deles além do perímetro (7/7). Débora e Silvinha contribuíram bem com 16 e 15 pontos, respectivamente. Tati Conceição, com 13 pontos, e Milena Santos, com um duplo-duplo (11 pontos e 12 rebotes), foram as destaques da equipe de Fernanda Hartwig.

Primeira e quarta colocadas na classificação geral, Santo André e Catanduva voltarão a se enfrentar nas semifinais, que terão série melhor de três. A primeira partida, no ginásio Anuar Pacha, em Catanduva, acontece na sexta-feira (3), às 20 horas.

Outro confronto definido também teve uma prévia na quinta-feira (26). São José recebeu Presidente Venceslau no Vale do Paraíba e derrotou a equipe de Flavio Prado sem grandes dificuldades por 57 a 35, com 13 pontos da ala Maira Horford. Izabela Andrade, pivô venceslauense, acabou sendo a cestinha do confronto com 15 pontos.

O primeiro duelo entre as equipes, válido pelas semifinais, está previsto para o dia 7 de novembro, em Presidente Venceslau.