Gil liderou o ataque brasileiro com 13 pontos (Imagem: Luis Claudio Antunes/PortalR3)

A seleção brasileira contou com a ajuda de uma bicampeã da LBF CAIXA para vencer o primeiro amistoso contra a seleção de Angola, por 63 a 57, no Centro Esportivo João Carlos de Oliveira, o João do Pulo, em Pindamonhangaba, interior de São Paulo. A experiente pivô Gil, do Uninassau, foi a cestinha da partida, responsável por 13 pontos, com 60% nos arremessos de quadra e perfeita na linha do lance livre (7/7).

Com um jogo bastante acirrado no primeiro tempo, as angolanas chegaram a abrir quatro pontos de vantagem no 3º período, mas a equipe comandada por Carlos Lima soube conter as ações das africanas e logo conseguiu a virada. Duas companheiras de Gil na última edição da LBF CAIXA também tiveram boa contribuição. A ala Tati e a pivô Kelly fizeram 8 pontos cada e o trio vice-campeão em 2016/2017 combinou para 29 pontos. Pelo lado das africanas, as alas Ngendula Filipe e Italee Lucas contribuíram com 12 pontos cada.

Tati passa por angolana. Seleções voltam a se enfrentar nesta quarta (Imagem: Luis Claudio Antunes/PortalR3)

A seleção angolana também se prepara para seu torneio continental, disputado neste mês em Mali. Quarta colocada na última edição da AfroBasket, Angola havia sido Bicampeã africana em 2011 e 2013.

As duas nações se enfrentam mais uma vez  na tarde desta quarta-feira (2), às 15h, no mesmo Ginásio João do Pulo, em Pindamonhangaba. A seleção brasileira começa a disputa da Copa América no próximo domingo (6), contra a Venezuela, em Buenos Aires, na Argentina.