Depois de quase três semanas de preparação, chegou a hora da Seleção Brasileira Feminina entrar em quadra para a disputa do Campeonato Sul-Americano. Direto da cidade de Barquisimeto, na Venezuela, a equipe comandada pelo técnico Antônio Carlos Barbosa inicia sua caminha no torneio continental nesta sexta-feira, às 16h45 (horário de Brasília), em duelo contra o Uruguai.

Soberano na competição continental, a Seleção Brasileira entra na 35ª edição do Campeonato Sul-Americano em busca de seu 26ª título, o 16º de forma consecutiva. Além do Uruguai, o esquadrão verde-amarelo também terá as seleções do Chile, Colômbia e Paraguai como adversárias na primeira fase.

“O Uruguai voltou a disputar competições internacionais nas categorias de base, mas não possui uma competição forte em seu país. É a equipe mais jovem e inexperiente da competição”, comentou o técnico da Seleção Brasileira Feminina, Antônio Carlos Barbosa.

Depois de 15 dias de treinamentos preparatórios, a Seleção Brasileira inicia sua jornada no Campeonato Sul-Americano nesta sexta-feira (Roberta Rodrigues/Divulgação)

Depois de 15 dias de treinamentos preparatórios, a Seleção Brasileira inicia sua jornada no Campeonato Sul-Americano nesta sexta-feira (Roberta Rodrigues/Divulgação)

Em fase de treinamentos preparatórios desde o dia 02 de maio, a Seleção Brasileira disputou três amistosos contra Cuba antes de focar no Campeonato Sul-Americano. Nos três duelos, sendo no jogo realizado em Recife (PE) e também nos dois em Campinas (SP), as comandadas do técnico Barbosa saíram de quadra com o resultado positivo.

“A equipe evoluiu muito nesse tempo de preparação que tivemos. E isso é muito positivo, pois conseguimos assimilar o comando do técnico bem rapidamente, já colocando uma cara no grupo e desempenhando uma desenvoltura que não é típica em tão pouco tempo de preparação”, comentou a ala Iziane.

“As meninas, principalmente as mais novas, já conseguiram também entender essa filosofia do Barbosa que é bem diferente do que elas vêm acostumadas dos últimos anos. E todos esses fatores são muito importantes para a primeira fase visando o Campeonato Sul-Americano”, completou a experiente atleta.

Com um elenco formado 100% por atletas que disputaram a última edição da LBF CAIXA, a Seleção Brasileira entra na competição também pensando em uma vaga no Pré-Mundial de 2017, já que a competição classifica os quatro primeiros colocados para o torneio.

O duelo contra o Uruguai em Sul-Americano traz boas recordações para a equipe brasileira. Há dois anos, na competição realizada no Equador, a Seleção Brasileira enfrentou o Uruguai e conquistou um resultado positivo expressivo, ao sair de quadra com vitória pelo placar de 95 a 30. Na ocasião, destaque para a ala armadora Patty, com 18 pontos, e para a armadora Tainá Paixão, com 17 pontos, duas das atletas que formam o elenco brasileiro para o campeonato.

Confira a lista completa das atletas convocadas para o campeonato Sul-Americano:

Armadoras:
Joice – Corinthians/Americana (SP)
Tainá Paixão – Uninassau/América (PE)

Alas:
Iziane – Sampaio Corrêa (MA)
Jaqueline – Santo André/APABA (SP)
Palmira – Sampaio Corrêa (MA)
Patty – Maranhão Basquete (MA)
Tatiane Pacheco – Uninassau/América (PE)

Pivôs:
Gilmara – Corinthians/Americana (SP)
Karina Jacob – Sampaio Corrêa (MA)
Kelly – Uninassau/América (PE)
Nádia Colhado – Sampaio Corrêa (MA)
Êga – Maranhão Basquete (MA)