No 1º turno, Briahanna Jackson comandou a vitória do tricolor maranhense sobre o paulista com 20 pontos (Paulo de Tarso Jr/Sampaio Basquete)

Após a pausa para a festa do Jogo das Estrelas no último final de semana, as atenções retornam para os últimos compromissos da fase de classificação da LBF CAIXA 2018. Com as equipes qualificadas às quartas de final já conhecidas – já que o Poty/BAX/Catanduva não poderá mais alcançar a 8ª posição -, o que está em jogo nas próximas partidas são as ordens dos confrontos.

Funvic/Ituano (6º, 6V-8D) e Sampaio Basquete (2º, 10V-2D) abrem a rodada do final de semana às 19 horas, em partida realizada no Ginásio Joaquim Dias, em Itu (SP). Uma das equipes que mais evoluiu no segundo turno, a equipe de Antonio Carlos Barbosa vive nova oscilação – perdeu dois dos últimos três jogos, incluindo o apático jogo em Blumenau.

De volta ao seu domínio, tem pela frente a melhor defesa do campeonato, que permite apenas 51,9 pontos por partida. A ala Palmira sabe das dificuldades que a equipe terá hoje e no sábado, quando recebe a Uninassau (19h), terceira colocada na LBF CAIXA.

– Teremos pela frente dois jogos importantíssimos contra duas equipes bem organizadas e fortes, mas podemos sair com os resultados positivos se jogarmos em conjunto. Serão batalhas difíceis, porém não impossíveis -, disse Palmira, que está a 28 pontos de atingir os 2 mil em sua carreira na LBF CAIXA.

Na visão do técnico Virgil Lopez, do Sampaio, as partidas de hoje e de sábado (contra o Vera Cruz Campinas) serão difíceis, como tem sido a tônica do campeonato.

– A tendência é termos partidas altamente disputadas, pois são duelos importantes para as equipes. O hiato na tabela foi igual para todos e nós teremos que reproduzir aquilo que vínhamos fazendo, ou seja, aplicando uma defesa forte e tendo agressividade ofensiva -, relatou o francês.

Tassia em ação contra o Vera Cruz Campinas no 1º turno. “Será um jogo muito difícil, mas que podemos vencer” (Robson Neves/Uninassau)

Às 19H30, no Ginásio da AAPP Paineiras, em Campinas, o Vera Cruz Campinas (1º, 14V-0D) recebe a Uninassau  (3ª, 7V-5D). No primeiro turno, vitória paulista no Recife por 60 a 53, com 19 pontos de Ariadna. Uma das cestinhas do campeonato ao lado de Jaqueline, a cubana comentou sobre o adversário de hoje, que ela conhece bem – atuou pela Uninassau na temporada 2016/17.

– Sabemos da qualidade do adversário, mas temos que também ter noção do poder do nosso time. O Vendramini, como é um cara experiente e está acostumado a ganhar, nos falou algo muito importante, que é que os playoffs para nós começam nessa quinta-feira. Tanto Uninassau, quanto Sampaio, são possíveis adversários nossos em uma possível semifinal ou disputa de final, que é o que queremos -, declarou a ala do Vera Cruz Campinas.

Do outro lado, a mais nova Campeã do Torneio de Tres Pontos do Jogo das Estrelas, Tassia, também opinou sobre a partida.

– Será um jogo muito difícil, mas que podemos vencer. Precisaremos nos desdobrar em quadra para segurar o clube que é líder, mas estamos na cola entre os primeiros também. Acreditamos no nosso time e vamos em busca do resultado positivo -, ressaltou a ala, que lidera a pontuação da equipe no campeonato.

No sábado, os confrontos se invertem em Itu e Campinas. No domingo, o jogo da rodada com transmissão da TV Gazeta será Presidente Venceslau x São Bernardo/Brazolin/Unip, no ginásio Abegão, no oeste paulista.

A CAIXA, junto ao Governo Federal, é a patrocinadora oficial da Liga de Basquete Feminino, que organiza a LBF CAIXA. A competição tem a TV Gazeta como emissora oficial, a TV Globo, o SporTV e o globoesporte.com como parceiros de mídia oficiais, a bola oficial da Wilson e a AND1 como marca esportiva oficial.