Chega de espera, a temporada 2016/2017 da LBF CAIXA já está pronta para começar. Nesta quinta-feira (10/11), em reunião realizada na sede da Liga Nacional de Basquete (LNB), em São Paulo (SP), os dirigentes de todos os clubes que disputam o campeonato nacional feminino definiram os últimos detalhes antes da bola laranja subir.

Assim como na temporada passada, o Corinthians/Pague Menos/Americana abrirá a sétima edição da história da LBF CAIXA, desta vez contra o Presidente Venceslau. A partida de abertura será realizada no dia 15/12 (quinta-feira), às 20 horas (de Brasília), no Ginásio Centro Cívico, em Americana (SP).

A tabela completa de jogos da temporada 2016/2017 será disponibilizada pelo departamento técnico da LBF nos próximos dias no site oficial da competição: www.ligadebasquetefeminino.com.br

A Liga de Basquete Feminino (LBF CAIXA) é uma competição que conta com a CAIXA como patrocinadora master, e possui o apoio da Liga Nacional de Basquete (LNB) e do Ministério do Esporte.

Partida entre Corinthians e Presidente Venceslau marcará a abertura da LBF CAIXA 16/17 (Divulgação)

Partida entre Corinthians e Presidente Venceslau marcará a abertura da LBF CAIXA 16/17 (Divulgação)

Pelo segundo ano consecutivo a LBF CAIXA será formada por seis equipes. A grande novidade desta temporada será a participação do Blumenau, equipe que representará o Estado de Santa Catarina no campeonato nacional pela segunda vez na história. O time blumenauense participou da temporada 2011/2012 e na ocasião disputou os playoffs da LBF CAIXA.

As demais cinco equipes representantes são as mesmas da última edição: Sampaio Corrêa Basquete (MA), Corinthians/Pague Menos/Americana (SP), Presidente Venceslau (SP), Santo André (SP) e Uninassau Basquete (PE), time comandado pelo técnico Roberto Dornelas que está de projeto novo mas que conta com o elenco base do América de Recife da temporada passada.

O formato de disputa do campeonato será o mesmo que foi usado na temporada passada. Os seis times jogarão entre si em quatro oportunidades, sendo duas vezes como mandante e outras duas como visitante, totalizando 20 partidas realizadas por equipe ao final da fase de classificação.

Temporada 2016/2017 da LBF CAIXA terá participação seis equipes e será disputada nos mesmos moldes da temporada passada (Gaspar Nóbrega/LBF)

Temporada 2016/2017 da LBF CAIXA terá participação seis equipes e será disputada nos mesmos moldes da temporada passada (Gaspar Nóbrega/LBF)

As quatro melhores equipes da fase de classificação avançam para a fase semifinal dos playoffs, que será disputada em séries melhores de três jogos, com a equipe de pior campanha com mando de quadra no Jogo 1 e o time de melhor campanha realizando as duas últimas partidas em casa. Já a grande decisão do campeonato nacional será realizada em uma série melhor de cinco jogos, com a equipe de melhor campanha sediando os jogos 1, 2 e 5* (se necessário) e o time de pior campanha atuando em casa nos jogos 3 e 4* (se necessário).

Confira os primeiros jogos da LBF CAIXA 2016/2017:

15/12 (quinta-feira)
20h00 – Corinthians/Pague Menos/Americana x Presidente Venceslau

– 16/12 (sexta-feira)
20h00 – Blumenau x Uninassau Basquete

– 17/12 (sábado)
19h00 – Corinthians/Pague Menos/Americana x Presidente Venceslau

– 18/12 (domingo)
17h00 – Blumenau x Uninassau Basquete

– 19/12 (segunda-feira)
20h00 – Santo André x Sampaio Corrêa Basquete

– 21/12 (quarta-feira)
20h00 – Santo André x Sampaio Corrêa Basquete